Felipe Mendonça Ribeiro (UFBA)

Título:ABORDAGEM CONTEXTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS EXPERIÊNCIAS DOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS “CONCEITOS DE FÍSICA” DA UFBA
 
Discente:Felipe Mendonça Ribeiro
Orientador(a):José Fernando Moura Rocha
Debatedor(a): A definir
 
Resumo:Esta pesquisa tem como tema central o estudo da História e Filosofia das Ciências (HFC) na formação dos licenciados em Física, da UFBA. Em recente tese de doutorado, defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (ROCHA, 2014), foi identificada a necessidade de se investigar mais profundamente a existência de dificuldades ou obstáculos para a utilização de uma abordagem contextual nas disciplinas Físicas Básicas I, II, III e IV (atualmente denominadas, respectivamente, Conceitos de Física A, B, C e D). De modo particular, ficou constatado no estudo desenvolvido por Rocha (2014) que o componente Física Básica II (Conceitos de Física B), foi a disciplina que mais se distanciou da concepção inicial do denominado Projeto das Físicas Básicas. Pensando nessas questões, o presente trabalho tomou como foco a experiência dos docentes dessas disciplinas, tendo como objetivo geral identificar os obstáculos enfrentados pelos docentes das mesmas, através dos relatos das suas experiências de docência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, sendo classificada como uma pesquisa empírica. A investigação será realizada com os professores dos citados componentes curriculares, os quais serão escolhidos de modo a se constituir em um conjunto de participantes o mais heterogêneo possível (diferentes trajetórias acadêmicas). Para ouvir os docentes, utilizaremos como estratégia prioritária de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, as quais serão registradas por meio de gravações de áudio (LICHTMAN, 2010). Para a análise e interpretação dos dados, utilizaremos a Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003), utilizando as transcrições das entrevistas como texto, fonte de dados, para, consequentemente, levar às unidades de análise. Esperamos, com essa pesquisa, contribuir para uma melhor compreensão de como se tem dado a incorporação da HFC na formação dos licenciados em Física, da UFBA.

 

Português, Brasil