Erika Patrícia Daza Pereira (UFBA)

Título: CONSTRUÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS SOBRE TERMORREGULAÇÃO EM ANIMAIS VERTEBRADOS USANDO O JOGO ELETRÔNICO CALANGOS

Discente: Erika Patrícia Daza Pereira
Orientador: Charbel Niño EL-Hani
Debatedores: A definir

Resumo: Apesar das vantagens na aprendizagem citadas para jogos eletrônicos (Larsen et al. 2012; Ariffin et al. 2014); alguns autores relatam lacunas teóricas sobre sua efetividade no aprendizado de conceitos científicos (Young et al. 2014), o reforço das competências cognitivas (Unsworth et al. 2015) e a motivação dos alunos. Além disso, se apresentam inconsistências nas considerações didáticas (Loula et al. 2014), falta de capacitação no uso e ausência de materiais para orientar o seu uso. Essas lacunas legitimam intervenções para avaliar de forma rigorosa o seu efeito sobre a aprendizagem e para isso, o Design research é uma ação fundamental. Portanto, o objetivo deste estudo é pesquisar os princípios de design de uma seqüência didática para a elaboração de modelos sobre termorregulação em animais vertebrados usando o jogo eletrônico Calangos. Assume-se que Calangos fornece um contexto propício à aprendizagem de termorregulação em animais com base em modelagem, e através deste processo, os alunos poderão se aproximar aos modos de proceder nas ciências, desenvolver competências científicas e superar visões fragmentadas dos sistemas biológicos. Seguindo os princípios do Design Research, na pesquisa preliminar, foram identificados elementos que fundamentam a importância de uma abordagem explícita da termorregulação em conexão com temáticas da química e da física no nono ano de ensino fundamental. Se estruturou um diagrama que representa a termorregulação em animais vertebrados terrestres como um mecanismo homeostático e se identificaram elementos chave do fenômeno abordado na sequência (Daza y El Hani em preparação). A segunda fase (prototipado) foi composta por dois ciclos. No primeiro, a sequência foi aplicada a 65 alunos da última série do ensino fundamental na escola oficial, Divino Niño de Capitanejo, Santander (Colômbia). Na análise parcial do teste de conhecimento, dos modelos elaborados, dos documentos escritos gerados em cada atividade e alguns filmes, emergiram novos princípios de design. Os resultados dos aspectos motivacionais sugerem uma influência positiva da sequência nos componentes de auto-eficácia e estímulo do ambiente de aprendizado, independência entre motivação para a aprendizagem das ciências e motivação intrínseca associada a Calangos, e, níveis de motivação associado com Calangos acima da média do grupo, na maior parte dos alunos. O protótipo ajustado foi aplicado em um segundo ciclo em 8 grupos (190 estudantes) do nono ano em três instituições escolares. A análise destes resultados e a terceira fase da pesquisa (avaliação retrospectiva) está em andamento.