Elisângela Gonçalves de Jesus (UEFS)

Título: A TRAJETÓRIA DE MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: O CASO DE VIVIANE DOS SANTOS BARBOSA E A LUTA DE TODAS NÓS

Discente: Elisângela Gonçalves de Jesus
Orientadora: Barbara Carine Soares Pinheiro

Resumo: Em 2010, Viviane dos Santos Barbosa uma cientista baiana, negra da área de nanotecnologia, venceu a concorrência com 800 trabalhos científicos em uma conferência internacional na Finlândia por sua pesquisa sobre catalisadores obtidos a partir da mistura dos metais Paládio e Platina realizado no laboratório da Delft University of Technology, na Holanda. Sua trajetória é o objeto deste trabalho. Enegrecendo e feminizando o discurso investigaremos como os marcadores racial e de gênero contribuem e interferem no fazer cientifico. De que maneira gênero e raça atuam como diferenciadores na trajetória de cientistas negras? Quais os desafios encontrados e enfrentados durante essa travessia? Objetivamente, consideramos relevante compreender historicamente quais os mecanismos e relações de poder estão imbricadas neste processo. Admitimos que a relação entre tais marcadores e a Ciência contribuem categoricamente para entendermos a produção do sujeito praticante dessa ciência – a(o) cientista. Metodologicamente a pesquisa tem caráter qualitativo, com produção dos dados através da História Oral e da Pesquisa Documental. Espera-se que a partir dos aspectos levantados neste trabalho visibilizem as questões e discussões de gênero e raça encobertas pelos discursos hegemônicos da cultura científica.