Edmundo Itamar Nonato de Jesus (UFBA)

Título: O PAPEL DOS MODELOS NA EXPLICAÇÃO QUÍMICA DE SALA DE AULA
 
Discente: Edmundo Itamar Nonato de Jesus
Orientador: José Luis de Paula Barros Silva
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: O ensino de ciências, em geral, e de Química, em particular, baseia-se na transposição didática dos modelos científicos para modelos com fins de ensino e a literatura informa sobre uma diversidade de tipologias de modelos, tanto utilizados para fins científicos, quanto para fins educacionais. No entanto, tal transposição não é trivial, sendo comum que os professores, ao construírem e transmitirem as explicações em sala de aula, transitem entre diversos tipos de modelos de forma acrítica e irrefletida, gerando uma miscelânea de informações desconexas para o estudante, resultando num considerável problema de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, além de reforçar ideias equivocadas acerca da natureza da Ciência e o realismo ingênuo. Amparados em discussões da Filosofia da Ciência e da Química acerca dos modelos e o papel que o seu caráter representacional exerce na explicação em sala de aula, especificamente em aulas de Química, juntamente com as discussões acerca do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo e da Formação Inicial de Professores de Química, pretendemos compreender as tensões que livros didáticos de nível superior e estudantes de licenciatura em fase final de curso revelam quando fornecem explicações que envolvem as equações químicas. O recorte de conteúdo a ser analisado tem como base as Equações Químicas porque entendemos que estão a permear praticamente toda a formação discente.  De cunho qualitativo, seguindo o paradigma interpretativo, os dados produzidos serão submetidos às lentes teóricas fornecidas pela Análise de Conteúdo de Bardin. Pretendemos, com este trabalho, contribuir para a as reflexões acerca da construção e uso dos modelos para as explicações de sala de aula desde a formação inicial dos professores.
 
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