Edmo Fernandes Carvalho (UEFS)

Título: UM MODELO PRAXEOLÓGICO DE REFERÊNCIA PARA O ESTUDO DO DUPLO STATUS DA PARÁBOLA NO CONTEXTO DA DIALÉTICA DAS MÍDIAS E MEIOS
 
Discente: Edmo Fernandes Carvalho
Orientador: Luiz Marcio Santos Farias
Debatedor: A definir
 
Resumo: De nossos estudos no campo da antropologia da didática, temos identificado uma certa lacuna nas praxeologias matemáticas descritas em manuais didáticos, no que tange a mobilização da percepção gráfica das funções e sua relação com propriedades que compõem seus conceitos. Estas por sua vez implicam em restrições nas práticas que constituem a atividade matemática de professores e alunos, especialmente na educação básica. Objetiva-se desse modo, analisar as condições e/ou restrições institucionais de uma proposta de construção de uma praxeologia alternativa para o estudo do conceito da função quadrática pela discussão e proposição de tarefas que tratam do duplo status da parábola, do ponto de vista algébrico, sendo a representação gráfica de uma função, e do ponto de vista da geometria analítica, uma equação canônica de uma cônica. Essa investigação se alicerça no paradigma do questionamento do mundo, amparado teoricamente no quadro da Teoria Antropológica do Didático, do qual toma-se algumas noções necessárias à interpretação dos dados construídos no seu desenvolvimento. É parte de uma Engenharia Didática de segunda geração, denominada aqui como Engenharia do percurso de estudo e pesquisa, que se constitui como abordagem metodológica trilhada. Os resultados iniciais já apontam que a retomada de questões de ordem epistemológica potencializam um processo de aprendizagem por investigação, a medida em que, os participantes dessa pesquisa vivenciaram situações que se aproximavam da atividade do matemático, permitindo a reconstrução de suas praxeologias matemáticas e didáticas, evidenciando a razão de ser do saber em jogo.
Português, Brasil