Com muito orgulho, parabenizamos a Profa. Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro pela premiação de sua obra "Como ser um educador antirracista: para familiares e professores", que ganhou o Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação.
Bárbara atuou como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) entre 2016 e 2023 (atualmente encontra-se afastada de suas atividades acadêmicas da UFBA), além de ter sido egressa do PPGEFHC, em que obteve seus títulos de mestre (2012) e doutora (2014). A professora é graduada em Química e em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia e é docente do Instituto de Química na Universidade Federal da Bahia, já tendo atuado como coordenadora do PIBID, como membro dos conselhos superiores (CAE e CONSEPE) e como vice-diretora da unidade acadêmica. A professora é idealizadora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, primeira escola Afro-brasileira do Brasil, e palestrante na área da educação em todo o país. Autora de mais de dez livros, dentre eles: "@Descolonizando_Saberes: mulheres negras na ciência", um dos 10 finalistas na categoria Ciência ao Prêmio Jabuti 2021 e "História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras" um dos 5 finalistas na categoria Ciência ao Prêmio Jabuti 2022.
O Colegiado do PPGEFHC, em nome de toda nossa comunidade, parabeniza a professora, que nos orgulha muito por sua trajetória acadêmica e profissional e por sua história de militância e luta!