As disciplinas (obrigatórias e optativas) cursadas pelos(as) discentes do curso do Mestrado, do mesmo Programa, podem ser aproveitadas no curso do Doutorado? Caso a resposta seja sim, há algum limite?

• Depende. As disciplinas obrigatórias, cursadas durante o Mestrado poderão ser aproveitadas no Doutorado, desde que sejam obrigatórias também.
  • As disciplinas obrigatórias cursadas durante Mestrado não poderão ser aproveitadas no Doutorado como disciplinas optativas.
  • As disciplinas optativas, cursadas durante o Mestrado, não poderão ser utilizadas nem como optativas e nem como obrigatórias no Doutorado.
  • As disciplinas cursadas como aluno(a) especial poderão ser utilizadas para o cumprimento de créditos tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, contudo, se elas já tiverem sido aproveitadas durante o Mestrado, não poderão no doutorado.
  • Não existem limites para o aproveitamento, desde que o estudante satisfaça as condições estabelecidas anteriormente.