Diego de Brito Lima (UEFS)

Título: UM MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO BASEADO NA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE RAÇA, GENES E COTAS RACIAIS

Discente: Diego de Brito Lima
Orientador: Juan Manuel Sánchez Arteaga
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: Este projeto objetiva investigar quais características um material curricular educativo deve prover para servir de apoio para professores na promoção da educação das relações étnico-raciais no contexto do ensino médio de Biologia, baseado na Questão Sociocientífica (QSC) sobre Raça, Genética e Cotas Raciais. Mais especificamente, esta QSC pretende abordar o uso do conhecimento da variabilidade genética e ancestralidade genômica humana brasileira no debate sobre cotas raciais. Tal proposta emergiu considerando três motivos como ponto de partida: 1) o racismo científico é um exemplo emblemático de alterização científica e, portanto, consideramos esta abordagem como plataforma potencial para o ensino das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), assim como contributo para a educação das relações étnico-raciais no Ensino de Ciências; 2) a necessidade de investigação do potencial educativo da QSC referida analisando as relações entre seus recursos educativos propostos e os saberes docentes construídas ao utilizarem esta ferramenta como balizadora de seus planejamentos; 3) Contribuir para a agenda de pesquisa em Materiais Curriculares Educativos, no que diz respeito aos elementos educativos que lhes devem ser providos para que possam promover aprendizagem dos professores, neste caso, no contexto da educação das relações etnico-raciais para o ensino de Genética no ensino médio de Biologia. Diante disso, este projeto pretende desenvolver Materiais Curriculares Educativos por meio da pesquisa em design educacional (educational design research). A partir desta modalidade metodológica, delineamos estes passos: a) revisão bibliográfica sobre educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências; b) formulação de heurísticas de desing, com base na literatura, que orientem a educação das relações étnico-raciais no Ensino de Ciências; c) construção do protótipo de MCE e validação com especialistas da área, grupo de pesquisa envolvido na colaboração (GCPEC-UEFS) e movimentos sociais vinculados ao combate do racismo.
Português, Brasil