Daniel Santana Oliveira (UFBA)

Título: APROPRIAÇÕES DA PERSPECTIVA FREIREANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
 
Discente: Daniel Santana Oliveira
Orientador: Nelson Rui Ribas Bejarano
Debatedor: Edílson Fortuna de Moradillo
 
Resumo: O principal objetivo desse trabalho é caracterizar os modos de apropriação da perspectiva freireana sobre educação dialógica em pesquisas publicadas nas revistas periódicas de ensino de ciências. Para tanto, busca-se compreender os pressupostos da educação dialógica de Freire, mapear pesquisas de Ensino de Ciências que utilizam as concepções de educação dialógica freireana, propor categorias de análise da educação dialógica de Freire no ensino de química e analisar modos de apropriação do discurso da educação dialógica presentes nos trabalhos, apontando possíveis diferenças ou adaptações existentes entre as ideias de educação dialógica de Freire nos trabalhos avaliados.Na educação dialógica, faz-se necessária a contextualização na perspectiva de intervenção na sociedade, na formação do aluno como questionador de sua realidade, através do entendimento dos aspectos políticos e culturais da ciência, isso é possível através do tema gerador.A partir da leitura dos livros de freire e dos procedimentos metodológicos da análise temática, Uma das categorias centrais utilizadas foi o TEMA GERADOR. A outra categoria utilizada foi TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, que se trata do resultado final do processo educacional. A partir de duas categorias essenciais no trabalho de Paulo Freire: “Tema Gerador” e “Transformação Social”, verificar a forma como esses artigos das revistas e artigos dos congressos estão se apropriando dessas ideias basilares de Paulo Freire. De modo a guiar a busca pelas unidades de contexto na exploração do material, foram feitas cinco perguntas desencadeadoras, que dizem respeito a diferentes características da categoria principal, adaptadas de Auler, Dalmolin e Fenalti (2009)  Essas perguntas tem como objetivo ajudar na compreensão da análise da categoria, no caso TEMA GERADOR.
 
Português, Brasil