Daiane Menezes Damacena (UFBA)

Título: MEDIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS EM VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
 
Discente: Daiane Menezes Damacena
Orientador(a): Luca Tateo
Debatedor(a): José Luis de Paula Barros Silva
 
Resumo: Este projeto apresenta uma pesquisa empírica qualitativa, tendo como referencial teórico a teoria histórico cultural de Vygotsky. Tem por objetivo investigar e discutir como os elementos de desenvolvimento ético, emocional e cognitivo podem contribuir para a mediação entre conhecimentos espontâneos e científicos nas aulas de química. O interesse nesta pesquisa surgiu a partir de observações feitas no decorrer da graduação, sobre o ensino, especificamente o de Química, o qual foi possível observar problemas como: aprendizagem limitada a baixos níveis cognitivos, ensino direcionado exclusivamente no professor, aulas preponderantemente expositivas. Na pesquisa bibliográfica foi possível perceber que existem poucos trabalhos que refere-se aos elementos de desenvolvimento ético, emocional e cognitivo no ensino de química. De acordo com Vygotsky, o aluno desenvolve melhor as atividades quando realizadas em contribuição com outra pessoa (professor, colegas) do que quando realiza sozinho, assim, o papel do professor mediador na sala de aula é de grande importância para o desenvolvimento de habilidades como abstrair, isolar elementos, e examinar os elementos abstratos separadamente da experiência concreta de que fazem parte. Assim, as emoções implicam diretamente no processo de ensino-aprendizagem na qualidade da atenção, da memorização e da motivação dos estudantes na sala de aula aspectos indispensaeis para a aprendizagem. Para alcançar o objetivo será realizada uma pesquisa empírica qualitativa baseada em uma sequencia didatica que promova um dialogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos da segunda série do ensino médio, tendo faixa etária de 15 à 17 anos de idade da cidade de Itabaiana - Sergipe. Todas as aulas serão gravadas e analisadas para identificar como os alunos se comportam diante da sequência didática e, também para notar aspectos como rejeição ou aceitação da mesma. Após a aplicação de toda a sequência os alunos serão convidados a participar de uma entrevista semiestruturada, está que tem o intuito identificar os indícios de indicadores de desenvolvimento a partir da fala dos discentes. Para análise dos dados obtidos na aplicação da sequência didática, será utilizada a Análise de Conteúdo fundamentada por Bardin. Espera-se com esse estudo contribuir para um ensino de química que desfrute dos elementos de desenvolvimento ético, emocional e cognitivos bem como que considere os conhecimentos espontâneos para que ocorra a formação dos conhecimentos científicos.
 

 

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