Título: APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS ‘ÁCIDO E BASE’ NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Discente: Claudiane Lima
Orientador(a): Edilson Fortuna de Moradillo
Debatedor(a): A definir
Resumo: Sabe-se hoje que os conceitos de ácido e de base estão relacionados ao comportamento de uma dada substância frente a uma outra substância em uma determinada reação química, isto é, não existe uma substância que de per si seja considerada ácida ou básica apriori, simplesmente pelos seus constituintes. Dito de outra forma, uma dada substância poderá ser ácida ou básica a depender da relação reacional que ela estabelece com outra substância. Por exemplo, diante do sódio metálico, a amônia comporta-se como ácido, formando íon amideto; porém, diante da água, a amônia comporta-se como base, formando íon amônio. Nem sempre os professores do Ensino Médio têm explicitado isso de forma clara, além do que, muitas vezes estes conceitos são abordados e classificados como duas das quatro funções da química inorgânica (ácido, base, sais e óxidos), que têm sido criticadas, pois tornam a química uma ciência incompreensível, cheia de contradições, “exceções”, e aparentemente sem critérios sistemáticos e de generalizações razoáveis. Verifica-se de acordo com a literatura especializada, uma mistura de critérios (constitucional e comportamental) nessa classificação como função da Química inorgânica com várias implicações didáticas-pedagógicas. Frente a estes problemas de natureza epistemológica, histórica e pedagógica, que geralmente comparecem no ensino de química na mistura de critérios de conceituação e classificação desses conceitos, é que buscamos mostrar a importância de se ter de modo claro o desenvolvimento lógico e histórico desses conceitos, dentro de relações sociais, para se obter uma aprendizagem adequada e moderna dos mesmos. Diante do exposto, este trabalho busca esclarecer as relações epistemológicas que ocorrem acerca desses conceitos, bem como as suas mutações ao longo do tempo, através de uma abordagem sócio-histórica, de modo a contribuir com a aprendizagem dos mesmos no Ensino Médio a luz da Psicologia Histórico-Cultural. Esta é considerada uma pesquisa qualitativa de cunho teórico. Para análise de dados buscamos livros do ensino médio aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2018, com intuito de verificar como eles abordam e classificam os conceitos ácido e base, se os restringem à Química Inorgânica, bem como os critérios de conceituação e classificação a luz das suas transformações históricas e epistemológicas, para daí tecer uma análise crítica adequada e apontar possíveis caminhos didáticos-pedagógicos com base na Psicologia Histórico-Cultural.
Português, Brasil