Título: O CINEMA NAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA
Discente: Cinde de Sousa Costa
Orientadora: Maria Cristina Martins Penido
Debatedor: Hélio da Silva Messeder Neto
Resumo: As pesquisas atuais sobre Ensino de Ciências estudam novas formas e recursos didáticos que auxiliem o professor a melhorar sua prática buscando um ensino mais contextualizado. Inserir os filmes de ficção científica seria uma estratégia para provocar discussões e formas de abordar conteúdos físicos no âmbito do fenômeno e não apenas com o rigor matemático e conteudista. Além disso, através do cinema temos a possibilidade de dialogar diferentes áreas do conhecimento, provocando a interdisciplinaridade. A articulação entre as disciplinas e conhecimentos diversos é um dos princípios que permeia e direciona as Diretrizes voltadas para a formação do professor. Porém, reconhecemos que nossas universidades não estão preparando seus licenciados para trabalhar fora das fronteiras disciplinares. Estes motivos nos levam a analisar o cinema como ponte para as práticas interdisciplinares na formação de professores. Nesta dissertação mostramos os resultados do estudo de caso, das sequências didática aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com relação a utilização dos filmes de ficção científica na formação de professores de Física. Primeiramente realizamos uma análise da literatura que trata da utilização dos filmes como recurso didático e construímos, a partir dessa leitura, categorias para avaliar como os licenciandos relacionavam cenas do filme proposto com conteúdos de diferentes disciplinas. Para atingir esse propósito, optamos por utilizar da análise do discurso como instrumento de pesquisa. Em paralelo, pretendemos aplicar um questionário que buscava conhecer o licenciando e sua relação com a interdisciplinaridade e a inserção do cinema como recurso didático para aproximar disciplinas.
Português, Brasil