Cheick Oumar Doumbia (UEFS)

Título: ECOLOGIA DO CONCEITO DE LIMITE DE 1960 À HOJE, CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO DE REFERÊNCIA PARA O CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO
 
Discente: Cheick Oumar Doumbia
Orientador: Luiz Márcio Santos Farias
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: Estamos interessados ​​no estudo do conceito de limite de uma função, mais particularmente nos aspectos epistemológicos e didáticos deste conceito matemático. Seu ensino é essencialmente baseado sobre os quadros algébricas e numéricas. Muitas pesquisas tais que B. Cornu(1982), A. Sierpinska(1985) P. Job (2007) mostraram que a noção de limite é uma noção complexa para os alunos. Soluções preliminares foram desenvolvidas, mas ainda assim, as dificuldades persistem para os alunos tais que obstáculos geométricos, obstáculos lógicos e obstáculo do símbolo, o limite pode ser alcançado ou não?. A noção de limite é uma noção fundamental de análise. O objetivo do nosso estudo é ajudar futuros professores a construir situações de ensino que permitam aos alunos dar um significado matemático à noção do limite de uma função numérica de uma variável real em um ponto e do uso da definição formal para mostrar que um dado real é o limite de uma função em um determinado ponto. Mais especificamente, propomos responder às seguintes questões: É possível desenvolver uma sequência de ensino que permita aos alunos dar sentido à noção de limite de uma função numérica de uma variável real em um ponto? É possível reduzir a distância entre o saber sabio e o saber a ser ensinado? É possível fazer funcionar a definição formalizada? Não há confusão entre o estudo do limite em um ponto e o estudo da continuidade neste ponto?

 

 

 

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