Chamada Interna para Seleção de Trabalhos - Prêmio CAPES de Teses 2024

Caras e caros docentes e demais membros da comunidade do PPGEFHC,

Encontra-se aberto o EDITAL 04/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) para o Prêmio Capes de Teses 2024. O edital pode ser conferido na íntegra aqui: Edital_04_2024.pdf (www.gov.br)

Vamos iniciar, desta forma, o processo de indicação de teses defendidas em 2023 no PPGEFHC para concorrer ao prêmio, por meio desta chamada interna (também publicada no site do PPGEFHC).

Os trabalhos, para concorrerem aos prêmios, devem, necessária e obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
i. Terem sido registradas na Plataforma Sucupira da Capes (de obrigação da Coordenação - caso não esteja já cadastrada, será no momento da inscrição);

ii. Terem sido defendidas em 2023;
iii. Terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação;
iv. Terem sido defendidas em Programa de Pós-Graduação stricto sensu que tenham tido, no mínimo, 1 (uma) tese de doutorado defendida em 2023 (critério atendido pelo PPGEFHC)  .

Os critérios da premiação consideram, conforme edital: originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico,  tecnológico, cultural e social; metodologia utilizada; qualidade da redação; estrutura/organização do texto; qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

O PPGEFHC constituirá uma Comissão, a qual terá por atribuição realizar a seleção da tese defendida no PPGEFHC para participar do Prêmio Capes de Teses na área de avaliação de Ensino (área 46), área a qual o PPGEFHC se insere na CAPES.

Assim, solicitamos às/aos orientadoras/es que indiquem, por meio de um parecer, de no máximo 3 (três) laudas, os méritos que fundamentam a indicação do trabalho. Cada orientador/a pode indicar mais de um trabalho, se desejar. O envio dos pareceres deve ser realizado junto com demais documentos necessários para inscrição (exemplar completo da tese; declaração assinada pelo autor, concordando com a inscrição de sua tese no prêmio, conforme modelo do Anexo II do edital; mini resumo da tese de até 500 caracteres; foto (JPEG) do autor da tese em alta resolução (300DPI); exemplares de artigos e/ou livros aceitos para publicação, ou ainda outros produtos relevantes decorrentes da tese que possam ser considerados pela comissão de julgamento do prêmio). O envio deve ser realizado por meio do formulário no seguinte link: https://forms.gle/iEnKHNzzVU7wx16P9.

Solicitamos que a preparação do parecer e o preenchimento do formulário seja feita com brevidade, pois teremos ainda de ter prazo para a devida análise pela comissão, divulgação dos resultados e indicação da tese à Capes pelo PPGEFHC.

Cronograma (sujeito a alterações):

Envio da Indicação dos trabalhos pelas/os orientadoras/es via formulário

19/03 a 31/03/2024

Divulgação dos trabalhos indicados (por e-mail à comunidade)

01/04/2024

Trabalho da Comissão Interna de Avaliação dos trabalhos

01/04 a 29/04/2024

Apresentação dos resultados internos e parecer da comissão (por e-mail à comunidade)

Recursos aos resultados

01 e 02/05/2024

Resultado final da chamada interna (por e-mail à comunidade)

03/05/2024