Título: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE INTEGRANDO AS VISÕES : CLÁSSICA E FREQUENTISTA
Discente: Cecilia Manoella Carvalho Almeida
Orientador: Luiz Marcio Santos Fariais
Debatedor(a): A definir
Resumo: Esta investigação é sobre o ensino de Probabilidade que para nós é um tema que tem se tornado crescente ao longo das décadas por estudiosos do Brasil e de todo o mundo. Porém, ainda verificamos uma dificuldade na sua compreensão, principalmente no que diz respeito ao seu conceito. Neste sentido, a presente investigação tem por objetivo construir e analisar uma sequência didática que visa integrar as visões frequentista e clássica da probabilidade em uma turma do Ensino Médio. A nossa questão é: Quais as contribuições de uma sequência didática para o ensino da Probabilidade integrando as visões: clássica (laplaciana) e frequentista para alunos do ensino médio? Como referencial teórico, será utilizado a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, Marianna Bosh e Josep Gascón, como foco na análise de uma organização matemática para o saber da Probabilidade. Assim, partiremos de um estudo histórico e epistemológico da Probabilidade que nos dará ferramentas para a construção de um modelo epistemológico dominante que será base para um modelo epistemológico de referencia deste saber. Esta pesquisa tem o caráter qualitativo e como metodologia utilizaremos os pressupostos da Engenharia Didática de Michelé Artigue, norteando os passos de uma sequência didática aplicada em duas salas de aula do terceiro ano do ensino médio no IFBA campus Salvador. Pretende-se, ao final da pesquisa, fornecer ao professor de matemática uma sequência didática que visa minimizar possíveis obstáculos existentes no conceito de Probabilidade.
Português, Brasil