Camile da Silva Torres (UFBA)

Título: SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: REFLEXÕES SOBRE ABORDAGENS NO LIVRO DIDÁTICO
 
Discente: Camile da Silva Torres
Orientador: Juan Manuel Sánchez Arteaga
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: A saúde é um direito fundamental a pessoa humana, bem por isso tema recorrente em debates dentro e fora do sistema formal de ensino. Historicamente, a abordagem para a educação em saúde, se consolidou com os avanços das políticas sanitaristas de erradicação de doenças infectocontagiosas que assolaram o país desde a sua fundação. Na atualidade isto se reflete na elaboração de materiais com finalidade pedagógica como o livro didático onde se enfatizar a saúde em oposição à doença e aspectos patológicos em detrimento de comportamentos e políticas para a saúde. Desta forma, condicionantes sócias de saúde como a raça/cor são negligenciados, o que empobrece os debates e uma aprendizagem com mais possibilidades de crítica sobre as condições de saúde/doença, pois estas apresentam dimensões múltiplas. Os estudos voltados à saúde da população negra vêm sendo desenvolvidos mais na ultima década. Tal atraso tem considerável reflexo sobre a atual condição de iniquidade de atenção a saúde e altas incidências de agravos que afetam predominantemente a população negra do país. Frente a esta necessidade de ampliação dos debates e da reflexão a respeito da saúde da população negra, também no ensino formal, buscamos contribuir com uma análise a respeito das abordagens de saúde para a saúde da população negra em coleções didática de biologia. Cabe ainda ressaltar que o fomento de estudos e da educação em saúde são metas da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra, consonantes com as estabelecidas para a educação em saúde escolar nacional. Sendo assim, uma reflexão sobre o conteúdo de um instrumento pedagógico como o livro didático pode contribuir para a práxis pedagógica na área. 
 
 
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