Caio Cássio Colaço Agra (UFBA)

Título: EXPLORANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL SOBRE CONTEÚDOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DE TÉCNICOS DE OPERAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS
 
Discente: Caio Cássio Colaço Agra
Orientadora: Ana Paula Miranda Guimarães
Debatedor: José Luis de Paula Barros Silva
 
Resumo: As atividades desenvolvidas por técnicos de operação (TOs) em Unidades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás exigem o domínio amplo de conteúdos relacionados à mecânica dos fluidos, a exemplo de escoamento, pressão, vazão, densidade, temperatura, princípios de Pascal e equação de Bernoulli. Os TOs trabalham cotidianamente com situações reais mutáveis e imprevisíveis no cenário produtivo diversificado, onde o conhecimento teórico isolado não se mostra suficiente para resolver os problemas incidentais que exigem também um conhecimento de natureza procedimental, não dissociado do conhecimento teórico, que confira habilidades relacionadas à experiência, à vivência ao envolvimento dos TOs, no tempo e no espaço, onde as situações emergem. O curso de formação dos TOs tem sido realizado, considerando um denso programa e carga horária concentrada, onde são privilegiados os conhecimentos teóricos relacionados à produção de óleo e gás, além de aspectos de segurança operacional. Nesse sentido, a pesquisa tem o objetivo geral  Investigar os conhecimentos teóricos e procedimentais, dimensionados pelo entendimento de conceitos, fenômenos, princípios e procedimentos associados a conteúdos de mecânica dos fluidos. Para isso, é possível compreender o ‘conhecimento’ através de variáveis comportamentais (latentes) que só podem ser medidas por meio de um conjunto de dados observáveis, em função do sujeito que aprende. Para que um novo conhecimento seja construído através de sucessivas elaborações e reestruturações de um ‘conhecimento’ prévio é necessário envolver diferentes habilidades para relacionar conteúdos, interpretar significados e incorporar novos elementos ao quadro pré-existente (Teoria das Habilidades Dinâmicas, de K. Fischer). Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória descritiva de caso que utiliza o método misto (quali-quanti) para análise dos dados, onde serão investigados eventuais progressos no conhecimento dos TOs em relação aos conteúdos de mecânica dos fluidos, ao longo do curso de formação, quais os fatores possam ter influenciado nesse progresso e como esses conhecimentos são incorporados, a partir da vivência dos TOs, durante a experiência profissional adquirida após o término do curso.
 
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