Bruno Barros Althoff (UFBA)

Título: HERANÇA EPIGENÉTICA DA OBESIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PROMOVENDO UMA VISÃO PLURALISTA DO CONCEITO DE HERANÇA E UM LETRAMENTO CIENTÍFICO CRÍTICO

Discente: Bruno Barros Althoff
Orientadora: Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda
Coorientador: Charbel Niño El-Hani
Debatedora: Susie Vieira de Oliveira

Resumo: O conceito de herança biológica está intrinsicamente ligado ao discurso da genética mendeliana. Entretanto, essa visão vem sendo confrontada com evidências sobre a influência de fatores epigenéticos na herança biológica. O interesse no campo da epigenética vem crescendo, se tornando uma competência básica para profissionais de áreas biológicas. Dessa forma, diversos autores aconselham uma visão pluralista do conceito de herança para incorporar esses mecanismos, a fim de adquirir uma compreensão mais ampla sobre os processos e mecanismos que regem esse fenômeno. Recentemente, a influência da herança epigenética na obesidade foi corroborada em estudos de laboratório com ratos e apontada como um fator a ser considerado para compreender o aumento da taxa de obesidade em humanos. Dessa forma, visualizar de forma crítica as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, podem aprimorar a compreensão sobre o papel da herança epigenética no combate à obesidade. O uso de questões sociocientíficas no ensino pode estimular a aprendizagem ao enfatizar o uso de conhecimentos científicos para problemas sociais complexos, envolvendo tanto conhecimentos científicos, como aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e éticos na busca de sua resolução. Dessa forma, seu uso pode ajudar a alcançar um letramento científico crítico no ensino visando a produção de cidadãos socialmente responsáveis, reconhecendo seu papel ativo na mudança de valores para um mundo mais justo. Logo, o objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar os princípios de desenvolvimento que uma sequência didática sobre herança epigenética da obesidade deve apresentar para promover um letramento científico crítico e conduzir a uma compreensão mais ampla sobre o conceito de herança, no contexto de formação de professores de Biologia.

 

 

 

 

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