Bárbara Betuyaku Schittini (UFBA)

Título: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O USO DE ANIMAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA
 
Discente: Bárbara Betuyaku Schittini
Orientador: Nei de Freitas Nunes Neto
Coorientadora: Rosiléia Oliveira de Almeida
Debatedor: Charbel Niño El-Hani
 
Resumo: A relação humana com outros seres vivos traz consequências que refletem na política, sociedade e produção do conhecimento científico. O homem por ser detentor da razão e linguagem, promove um pensamento antropocêntrico e se utiliza de outros seres para servir as suas necessidades e interesses próprios. Assim, o uso do animal não-humano é visto principalmente como fonte de recurso humano como alimentação, vestimenta, entretenimento e conhecimento científico. Essas práticas são tão comuns que naturaliza a forma de tratar o animal como um objeto ou recurso e isso também é refletido nas práticas didáticas com uso de animais como modelo.  A falta de discussões acerca das questões legais e bioéticas sobre o uso de animais no curso de Biologia, acaba trazendo dessensibilização dos estudantes, dificuldade na aprendizagem afetando não só o animal, como a formação do estudante e possivelmente suas futuras ações. Assim o uso do modelo animal como recurso nas práticas didáticas vem sendo discutido por professores, pesquisadores e estudantes, trazendo a necessidade de debates para uma formação mais ética dos estudantes de graduação. A partir disso, este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFBA sobre o uso de animais no ensino, métodos substitutivos e sensações às aulas aplicadas, por meio de questionários semi-estruturados.

 

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