Ayane de Souza Paiva (UFBA)

Título: PRINCÍPIOS DE DESIGN PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: QUESTÕES ÉTICAS E AÇÃO SOCIOPOLÍTICA INSPIRADAS NO CASO DE HENRIETTA LACKS
 
Discente: Ayane de Souza Paiva
Orientadora: Rosiléia Oliveira de Almeida
Coorientador: Nei Freitas Nunes-Neto 
 
Resumo: Partindo da problemática de que o ensino de biologia celular tem sido realizado de modo cientificista e conceitualista, com pouco ou nenhum espaço para a discussão histórica, epistemológica e axiológica da ciência, esta pesquisa pretende desenvolver uma proposta de ensino – com princípios de design generalizáveis – que associe o debate sobre um problema ético de alterizações negativas, focalizando racismo, sexismo e opressão de classe. Assim, discutimos no trabalho processos de alterização e progresso ético da ciência articulados ao ensino de biologia. Este trabalho objetiva desenvolver, por meio de uma pesquisa colaborativa situada em sala de aula, princípios de design de uma sequência didática (SD) sobre mitose e câncer, inspirada na história de Henrietta Lacks, que tenham o potencial de mobilizar as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal (CPA) dos conteúdos, com o propósito de desenvolver as capacidades de posicionamento crítico sobre questões éticas e de ação sociopolítica (ASP) por estudantes do Ensino Médio. Especificamente, iremos: a) analisar abordagens de biologia celular propostas para o ensino médio, por meio de uma revisão das experiências didáticas relatadas na literatura especializada; b) analisar formas de alterização pautadas na articulação entre racismo, sexismo e opressão de classe presentes no caso do uso das células de Henrietta Lacks; c) desenvolver princípios de design de uma SD sobre biologia celular, para mobilizar conteúdos em diferentes dimensões, com o propósito de desenvolver habilidades de posicionamento crítico sobre questões éticas e ASP por estudantes do Ensino Médio, e d) analisar a mobilização das dimensões CPA dos conteúdos no posicionamento crítico sobre questões éticas e em ASP mediante aplicação da SD. Esperamos que nossa pesquisa contribua para o ensino de biologia articulado com a educação das relações étnico-raciais, promotora de equidade de gênero e comprometida com a transformação da sociedade e ambientes desiguais.
Português, Brasil