Anna Cassia de Holanda Sarmento (UFBA)

Título: ENSINANDO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA
 
Discente: Anna Cassia de Holanda Sarmento
Orientador: Nei de Freitas Nunes-Neto
Coorientadora: Ana Paula Guimarães
Debatedora: Claúdia de Alencar Serra e Sepulveda
 
Resumo: O estudo tem como objetivo investigar as características de uma sequência didática (SD) sobre aquecimento global no ensino de biologia que tenham o potencial de fomentar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos científicos para ações sociopolíticas em estudantes da primeira série do ensino médio. Trata-se de um estudo de desenvolvimento de inovação educacional (IE), situado na sala de aula, orientado por princípios referenciais teórico-metodológicos (princípios de design) da pesquisa de design educacional, que se utiliza de pesquisa sistemática e objetiva resolver problemas educacionais a partir da construção e validação interna de princípios de design usados para o planejamento da IE. Os princípios de design, sistematizados a partir da adaptação da formulação de Van denAkker (1999), apresenta os seguintes elementos: característica (ênfase substantiva) + procedimento (ênfase procedimental) + Fundamento (argumento – diálogo entre teoria e experiência docente). Dentre as características que usamos para a construção da SD sobre aquecimento global está a abordagem integrada por história e filosofia da ciência e pela relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente a partir de questões sociocientíficas (QSCs). Como meio para a validação interna dos princípios, iremos comparar as vias de aprendizagem que planejamos alcançar com a implementação da intervenção e as vias de aprendizagem efetivamente realizadas em sala de aula.
Para estruturar a SD, usamos uma adaptação do referencial STEPWISE que organiza o ensino e aprendizagem a fim de encorajar e permitir que os estudantes tomem decisões e negociem ações para tratar de QSCs. Atualmente, estamos conduzindo a primeira etapa do nosso estudo de desenvolvimento (etapa preliminar), que traz, como resultados parciais, um conjunto de orientações teóricas construído por meio de um diálogo entre a literatura e o conhecimento docente e que orientou a proposição de princípios de design para a construção da SD sobre aquecimento global em fase de validação por pares.