Andréa Silene Alves Ferreira Melo (UFBA)

Título: GÊNEROS E SEXUALIDADES NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: SABERES DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E FORMAÇÃO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Discente: Andréa Silene Alves Ferreira Melo
Orientador: Marco Antônio Leandro Barzano

Resumo: As discussões sobre gêneros e sexualidades no contexto educacional e na sociedade, de uma maneira geral, sempre foram alvo de polêmicas. Este trabalho se propõe a analisar os saberes sobre gêneros e sexualidades se fazem presentes diante das experiências de vida e formação acadêmica de Licenciadxs em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. A perspectiva teórica adotada é inspirada nos estudos de Guacira Louro e Anderson Ferrari (Gênero e Sexualidade); Ivor Goodson (Currículo); Jorge Larrosa (Experiência). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, em um primeiro momento, é desenvolvida a partir de uma pesquisa documental, utilizando-se como fonte as monografias produzidas por estudantes na conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, em uma segunda etapa, utilizaremos narrativas de entrevistas semi-estruturadas. A análise das informações obtidas tem como base a problematização das discussões sobre gêneros e sexualidades que emergirem de tais narrativas, apontando suas experiências pessoais e a relação com a formação acadêmica, podendo contribuir sobre a importância do currículo para a formação docente.