Título: UM PROPOSTA PARA O LOGOS DAS PRAXEOLOGIAS REFERENTES AO ENSINO NAS SERIES INICIAIS, CONSIDERANDO O ASPECTO DECIMAL DA NUMERAÇÃO
Discente: Anderson Souza Neves
Orientador(a):Luiz Márcio Santos Farias
Debatedor(a): A definir
Resumo: A noção de sistema de numeração decimal é fundamental para a aquisição de diversos conceitos matemáticos. Apesar dessa importância, muitos estudantes têm dificuldade em compreender a noção de numeração decimal. Em virtude disso, há uma necessidade em compreender como os professores realizam o processo transpositivo desse saber. Sendo assim, este trabalho está inscrito na área da Didática das Ciências, utilizando elementos da Teoria Antropológica do Didático e Teoria das Situações Didáticas, propostas por Chevallard e Brousseau, respectivamente. Diante disso, o objetivo desse trabalho é elaborar um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), por meio da análise de um Modelo Epistemológico-Didático de Referência para o ensino de sistema de numeração para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Neste percurso, um aspecto fundamental é verificar a praxeologia pessoal dos professores, na perspectiva do logos, conhecimento matemático mobilizado, visto que acreditamos ser possível identificar fenômenos didáticos que sinalizam incompletude(s) da atividade institucional no que tange a atividade docente. Nesse interim, propomos a utilização de ferramentas, como materiais concretos e digitais, que passarão por (re)construções praxeológicas matemáticas no intuito de potencializar esses materiais para o ensino deste saber.
Português, Brasil