Anderson de Carvalho Conceição (UFBA)

Título: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR, BA: ANÁLISE À LUZ DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
 
Discente: Anderson de Carvalho Conceição 
Orientadora: Rosiléia Oliveira de Almeida
Debatedor(a): A definir

 
Resumo: A presente pesquisa pretende realizar estudos sobre as práticas de Educação Ambiental (EA), em escolas públicas de Salvador, Bahia. Analisando a percepção dos professores e alunos sobre a temática ambiental e sustentabilidade, assim também os materiais didáticos e em suas práticas, relacionando com o que é preconizado nos documentos oficiais e na produção acadêmica em EA. Analisar a situação em escolas públicas de salvador que desenvolvem tais práticas. Foram selecionadas como campo de estudo, com o auxílio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, escolas que participam ou participaram do programa Juventude em Ação e receberam o selo da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola).  Para isso será feita uma pesquisa qualitativa, com questionários semiestruturados, entrevistas e observação participante.  Destaca-se a, importância da percepção, da conscientização das práticas em relação à EA na rotina escolar e da comunidade escolar abrangendo pais e todo o entorno dos que vivem próximos à escola. Dando ênfase na observação das ações socioambientais que estão envolvidas nas instituições investigadas, esta pesquisa tem a finalidade de entender as interações que acontecem para que se tenham indivíduos que buscam soluções sustentáveis em relação à problemática ambiental. Como professores contribuem para a formação de verdadeiros cidadãos socialmente conscientes, envolvidos na realidade econômica, e cultural de seu bairro e da cidade, sem deixar de considerar essas realidades. 

 

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