Anamaria M Martinez Souza (UFBA)

Título: O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ENSINO DE FÍSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO INCLUSIVO PARA ESTUDANTES SURDOS

Discente: Anamaria M Martinez Souza
Orientadora: Maria Cristina Martins Penido
Debatedora: Amanda Amantes Neiva Ribeiro

Resumo:Nas últimas décadas, a mobilização de militantes, deficientes e familiares pelos direitos humanos e pelos direitos dos deficientes alavancou o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas na sociedade. No que tange a educação, a inserção do estudante com deficiência, antes marginalizado do ensino regular, faz surgir novos desafios no exercício da docência. Exigindo assim um novo olhar e uma nova compreensão frente às diferenças dos sujeitos-educandos, com os quais os educadores se sentem, muitas vezes, inseguros e despreparados para trabalhar, principalmente com os estudantes que possuem necessidade educacionais especificas. Buscando contribuir para o desenvolvimento da educação cientifica de forma inclusiva, este anteprojeto se propõe a investigar de que forma o Laboratório Didático de Ensino de Física poderá ser explorado no ensino inclusivo de estudantes surdos. Para isso se faz necessário compreender os processos em que se desenvolve e constitui a educação inclusiva no Brasil bem como a comunidade surda e as barreiras encontradas pelos estudantes, além de como se processa o ensino e aprendizagem em laboratório didático para então analisarmos suas potencialidades e limitações no implemento do objetivo proposto.