Analouise Almeida do Patrocinio (UFBA)

Título: O ENSINO DE ELETROQUÍMICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA A PARTIR DO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DAS PILHAS

Discente: Analouise Almeida do Patrocinio
Orientadora: Bárbara Carine Soares Pinheiro
Coorientador: Edilson Fortuna de Moradillo
Debatedor: Hélio da Silva Messeder Neto

Resumo: Os conceitos relacionados ao conteúdo de eletroquímica são fundamentais para o conhecimento químico, visto que estes, junto com estrutura atômica (Estrutura) e ligações químicas (Interações) constituem o tripé relacional que fundamenta a ciência química. Além disso, a eletroquímica é um tópico da química que hoje está presente nos diversos materiais/processos do nosso dia a dia, a exemplo de: pilhas de diversos tipos, eletricidade, equipamentos elétricos, processos industriais, fenômenos atmosféricos, além de ser um conhecimento fundamental para sedimentar e enriquecer conceitos estruturantes da química – íons, elétrons, eletrólitos, soluções e etc-. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como se dá a apropriação dos conceitos relacionados a eletroquímica pelos estudantes do ensino médio, a partir de uma proposta didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) dentro do contexto do desenvolvimento das pilhas. A pesquisa aconteceu com duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. Para alcançar tal finalidade, foram usados como técnicas de coleta de dados a observação das aulas com intuito de capturar os momentos de interação professor-aluno na PHC e a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados a partir das respostas obtidas através dos questionários durante todo o processo e dos vídeos produzidos pelos estudantes como forma de evidenciarem a apropriação desses conceitos. Este trabalho é classificado metodologicamente como sendo de cunho qualitativo e de natureza empírica.