Título: CONFLITOS ENTRE DIFERENTES JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Discente: Analdino Pinheiro Silva Filho
Orientador: Jonei Cerqueira Barbosa
Debatedor(a): A definir
Resumo: O presente estudo faz parte de uma tese em andamento que tem como objetivo geral descrever os conflitos entre diferentes usos de linguagem matemática na formação de professores do campo. A tese é em formato de múltiplos de artigos e os aportes teóricos utilizados articulam as ideias antiessencialistas sobre a linguagem formuladas por Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault. No primeiro artigo, sob a perspectiva wittgensteiniana, o foco é identificar os conflitos que emergem entre diferentes jogos de linguagem matemáticos, provenientes de diferentes formas de vida, que professores e estudantes operam no processo formativo. No segundo artigo, com base em noções foucaultianas, o objetivo é descrever as circunstâncias que tornam possíveis esses conflitos. O terceiro artigo, visa descrever como professores e estudantes lidam com os conflitos entre os diferentes jogos discursivos que são mobilizados na formação. O quarto e último artigo, tem o intuito de fazer uma análise transversal dos resultados, tendo em vista responder ao objetivo geral do estudo. A investigação é de abordagem qualitativa e a produção de dados ocorreu no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participaram do estudo três professores e estudantes de duas turmas do curso. Os dados foram produzidos através de observações, entrevistas semiabertas e análise de documentos. Os procedimentos analíticos utilizados apontam, preliminarmente, um conjunto de conflitos: conflito de palavras, conflito de símbolos, conflito de procedimentos, conflito de imagens e conflito de regras.
Português, Brasil