Ana Caroline Santos Bittencourt (UFBA)

Título: A MORTE NOS VIVOS: PEQUENAS HISTÓRIAS DE VIDA E MORTE

Discente: Ana Caroline Santos Bittencourt
Orientador(a): André Luis Mattedi Dias
Coorientador(a): Rosiléia Oliveira de Almeida

Resumo: No Livro dos Abraços, o escritor Eduardo Galeano perguntou: “O que é a verdade?”. E, ele mesmo, revelou: “A verdade é uma mentira contada por Fernando Silva”. Galeano conta que Fernando, ao trabalhar como médico, “cura tocando. E contando, que é outra maneira de tocar”. Inspirada em Fernando Silva e em outros personagens que tanto me ensinaram sobre a vida e a morte, essa pesquisa trata-se de um conjunto de histórias de vivos e histórias vivas de mortos. Mas que histórias são essas? O que vive nessas histórias? Que significados elas carregam e revelam? Bem, essas histórias (ou pequenas crônicas) são narrativas de experiências de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, relacionadas à morte e ao processo de morrer. Caso você, leitor, tenha se perguntado sobre os motivos que me levaram a escutar as histórias destes estudantes, talvez, a leitura das narrativas das minhas próprias experiências ligadas a morte possa lhe ajudar a compreender como cheguei até aqui. E se contar “é outra maneira de tocar”, espero que essas histórias abram espaço em sua consciência para esses diálogos íntimos e cotidianos com a morte. E, quem sabe, conversando sobre a morte, a gente aprenda a ouvir melhor as nossas próprias vidas.