Ana Caroline Maia Barboza (UFBA)

Título: CONTEXTUALIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA CIÊNCIA ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS COM TRADIÇÃO CRISTÃ: UM ESTUDO DE CASO

Discente: Ana Caroline Maia Barboza
Orientadora: Geilsa Costa Santos Baptista

Resumo: Um estudo realizado sobre a abordagem da origem da vida em livros didáticos de ciências de uma editora de tradição cristã revela que esses livros tratam essa temática de forma “híbrida”, entre conhecimentos científicos e bíblicos. Esse estudo revela, ainda, a importância e a necessidade de pesquisas mais aprofundadas envolvendo a natureza da ciência e professores de ciências de escolas com tradição cristã, dada a hipótese de que isso poderá gerar dados que contribuam para a formação do professor e o ensino de ciências, não apenas nas escolas evangélicas, mas, também, não evangélicas que atendem estudantes pertencentes a diversas religiões.. A presente pesquisa apresenta os seguintes questionamentos: Em que medida o pensamento científico dos professores de ciências das escolas com tradição cristã são contextualizados em compromissos metafísicos? Diante disso, objetiva-se identificar quais as concepções de ciência dos professores de ciências de escolas com tradição cristã, contextualizá-las epistemologicamente e discutir suas implicações para o ensino e a aprendizagem de ciências. A metodologia a ser utilizada tem abordagem qualitativa. A coleta de dados se dará por meio de uma metodologia interpretativa (COBERN, 2000), procedendo-se as análises por meio de categorizações, análises indutivas e diálogos com a literatura da área de ensino de ciências e diversidade cultural. Particularmente, com base nos argumentos centrais do Construtivismo Contextual (COBERN, 1996) e com o Pluralismo Epistemológico (COBERN; LOVING, 2001), além de outros referenciais que serão identificados no decorrer da pesquisa.