Amanda Lisboa Moreno Pires (UFBA)

Título: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO 6º ANO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DESCOLONIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO
 
Discente: Amanda Lisboa Moreno Pires
Orientador: Luiz Márcio dos Santos Farias 
Debatedora: Bárbara Carine Soares Pinheiro
 
Resumo: As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 representam possibilidades de mudanças estruturais no país no sentido de fortalecer a identidade e direitos da população negra. Compreender os contextos que influenciaram as praxeologias que compuserem a produção dos textos dos livros didáticos, as possíveis mudanças ocorridas nos livros didáticos, do 6º ano, do Ensino Fundamental é um dos objetivos dessa pesquisa. O estudo abrange análise documental e pesquisa teórica. O referencial teórico, documental está embasado nas legislações nacional, nos livros didáticos, do 6º ano do Ensino Fundamental. A metodologia a ser empregada é de natureza qualitativa, a partir de uma revisão sistemática na qual o objeto de análise são os livros didáticos do ensino fundamental, identificando ecologias para as leis, construindo e propondo praxeologias completas ao analisar os impactos da Lei nº 10.639/2003 e 11.645/2008.
Português, Brasil