Aluska da Silva Matias (UEFS)

Título: ANÁLISE E PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO BRASIL À LUZ DA DIVERSIDADE CULTURAL

Discente: Aluska da Silva Matias
Orientadora: Geilsa Baptista
Debatedor(a): A definir

 
Resumo: O Conselho Nacional de Educação aprovou no ano de 2015 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores para Educação Básica (BRASIL, 2015). Nesse documento, são considerados desafios da formação de professores: a melhor articulação entre a teoria e a prática, entre os saberes pedagógicos e disciplinares, a integração da pesquisa e extensão na formação docente, a valorização do trabalho colaborativo, maior organicidade entre as instituições de ensino e princípios éticos. Além disso, a carga horária para integralização passou de 2.800 para 3.200 horas para todos os cursos de licenciatura, sendo destinadas 400 horas aos estágios supervisionados e mais 400 horas às Práticas Pedagógicas. Nesse documento há, ainda, o reconhecimento de que a formação de professores é chave para melhoria da Educação Básica. Além disso, é preconizada a importância em formar professores que estejam aptos a atuar na educação básica e em suas diferentes modalidades de ensino. Frente a esse cenário, partimos do princípio que é preciso formar um profissional capaz de ofertar uma educação científica que seja sensível à diversidade e ressalte a importância das interações socioculturais promovidas na sala de aula. Para tanto, nos dispomos a investigar como as atividades de estágio supervisionado contribuem na formação dos futuros professores para uma prática sensível à diversidade cultural em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em Instituições do Ensino Superior no Brasil. Os resultados mostram os desafios e estratégias adotadas para o desenvolvimento do componente curricular. É, então, a partir desses dados que emerge um modelo de estágio supervisionado que seja capaz de contemplar a formação do professor de ciências capaz de respeitar e promover diálogo entre os diferentes saberes

 

 

 

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