Alexandre Fregolente (UFBA)

Título: O ESTUDO DA TEORIA TEATRAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
 
Discente: Alexandre Fregolente
Orientadora: Maria Cristina Martins Penido
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: O seguinte trabalho, tem seu desenvolvimento pautado no estudo da teoria teatral, buscando compreender como o teatro pode vir a mobilizar a formação docente em Física, para discutir intrinsecamente as questões sobre a construção de uma identidade docente, que integre os elementos do teatro à formação do futuro licenciado. Utilizar-se do teatro como um instrumento formativo apresenta-se a possibilita de processo diferenciado de aprendizado para o licenciando, a partir do momento que desenvolve no acadêmico em formação a criatividade, a autoestima e a consciência corporal, dando-lhe elementos para elaboração de seus conhecimentos, partindo da experimentação e da reflexão da prática e a oportunidade de realizar. Discutir as relações da arte dramática em sua perspectiva intrínseca de promover valores humanos de criatividade e imaginação, e como esta fonte pode ser aproveitada na formação docente e no aprendizado em Física. Foi possível notar duas visões distintas:  A primeira repousa no fato de reunir os campos da teoria – o ensino de Física e os elementos do teatro – e, em segundo plano, proporcionar um meio pelo qual o uso das atividades do teatro no ensino de ciências pode ser melhor entendido e avaliado.

 

 

 

Português, Brasil