Alan Santos dos Santos (UEFS)

Título: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O DISCURSO IMAGÉTICO: UMA INVESTIGAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE

Discente: Alan Santos dos Santos
Orientadora: Maria Cristina Martins Penido

Resumo: Este trabalho foi motivado pelas observações acumuladas durante a docência, quando nos inquietaram as interpretações divergentes entre estudantes e professores sobre as imagens nos Livros Didáticos de Física (LDF). Essas indagações nos levaram a explorar os LDF no Mestrado, buscando compreender as causas dessas confusões. Além dos resultados encontrados, novas questões surgiram e nos propusemos investigar a ação docente e o uso das imagens, com enfoque na construção do conhecimento científico em aulas de Física ao desenvolver o conceito de movimento. Significados construídos com uso de imagens têm sido alvo crescente de discussões em diversas áreas de conhecimento. Kress, van Leuween, entre outros autores, destacam a força das imagens nos estudos de publicidade, propaganda, design, e também em áreas da educação. Levando em conta o desenvolvimento constante das Tecnologias da Informação e Comunicação, um número maior de pessoas é alcançado em seus lares, no trabalho, e nas escolas, o que as leva além do simples acesso ao mundo imagético, impulsionando-as a produzir os mais variados tipos de imagens e mídias, para todo tipo de público. Como base para as observações que fazem parte deste trabalho, nos apropriamos da Semiótica proposta por Peirce contendo uma ampla tipologia sígnica que engloba, em princípio, qualquer signo; buscamos também as discussões suscitadas pela Transposição Didática apresentada por Chevallard, que nos permitirão discutir a ação do docente frente a essa multiplicidade de signos. Nos debruçamos sobre este trabalho para indicar direções no que tange ao uso imagens no ensino de Física, contribuindo tanto para as pesquisas quanto para as práticas em Educação, voltando nosso olhar para o ser e o fazer docente, ao evidenciar uma necessidade formativa capaz de ampliar os potenciais do educador e facilitar seu trânsito na realidade multimodal da educação atual, acompanhando as mudanças da sociedade com olhar e mente mais aguçados.