Título: LABORATÓRIO VIRTUAL VERSUS LABORATÓRIO MATERIAL: A APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM INTERVENÇÕES TRADICIONAIS E INVESTIGATIVAS
Discente: Agamenon Pereira Xavier
Orientadora: Amanda Amantes Neiva Ribeiro
Debatedor(a): A definir
Resumo: Nas instituições de ensino o laboratório desempenha diferentes papeis, havendo uma variedade significativa de possibilidades e tendências de uso dessa estratégia no ensino e aprendizagem de Física. Estas atividades podem ser concebidas desde situações que focalizam a mera verificação de leis e teorias, até situações que privilegiam as condições para os alunos refletirem e reverem suas ideias a respeito dos fenômenos e conceitos abordados. Neste sentido, temos com objetivo geral, investigar as diferenças na aprendizagem de conteúdos formais de estudantes do Ensino Médio, contrapondo abordagens investigativas e tradicionais no laboratório virtual e material. Nosso referencial teórico é baseado em teorias de desenvolvimento cognitivo associado à complexidade hierárquica. Para Fischer (1980) o entendimento é construído a partir de habilidades que se compõem, se reconstroem e se diferenciam, formando um caminho de desenvolvimento. Essa perspectiva é baseada em princípios piagetianos na concepção de desenvolvimento cognitivo, mas que, diferentemente desta, reconhece o meio como importante fator no processo (AMANTES, 2009). A pesquisa configura-se como empírica e adotamos o método “quali-quanti” do tipo concomitante. Teremos como participantes turmas do Ensino Médio de escolas públicas federais. Algumas destas turmas farão parte da pesquisa piloto e outras da “pesquisa final”. Utilizamos o procedimento quase experimental com amostragens de conveniência. Todas as atividades tradicionais e investigativas que serão utilizadas na intervenção, estão passando por processos de validação por pares (graduados em Física com diferentes titulações) e também o banco de itens, que está sendo validado por amostragem (alunos da diversas instituições federais de ensino). Ao concluirmos as etapas de validação, partiremos para aplicação da pesquisa piloto, que após aprimorar o que constatarmos necessário, aplicaremos o mesmo desenho de pesquisa do piloto em outras turmas (dados finais da pesquisa).
Português, Brasil