Abel de Oliveira Carneiro (UFBA)

Título: ANALISE DAS PRAXEOLOGIAS DOS ESTUDANTES DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, ENVOLVENDO FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU ENTRE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA

Discente: Abel de Oliveira Carneiro
Orientador(a): Luiz Márcio Santos Farias
Coorientador(a): Teodora Pinheiro Figueroa
Debatedor(a): Andréia Maria Pereira de Oliveira

Resumo: Apresentamos nestes escritos uma proposta interdisciplinar com objetivo de analisar as praxeologias dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, em Função Polinomial do 1º grau, entre as disciplinas, Matemática, Química e Física. Para o desenvolvimento dessa proposta, propomos a criação de um espaço que proporcione um ambiente onde essa prática possa ser aflorada. O estudo deste tema possui ecologia prevista para o 9º ano do Ensino Fundamental II e funciona também como ferramenta para outras ecologias em outras instituições. Em uma linha de pesquisa de natureza qualitativa, alicerçamos essa investigação nas propostas teóricas de autores que abordam a temática da interdisciplinaridade, dentre eles, Gusdorf, Japiassu, Fazenda, Lenoir, Sommerman, Philippi Jr. e Fernandes, entre outros, que servirão de fundamentação para atender aos interesses da reflexão sobre a ação interdisciplinar. Esse trabalho está inserido no campo da Didática da Matemática e utiliza contribuições oriundas da Teoria Antropológica do Didático, elaborada por Chevallard, um referencial que nos fornece ferramentas para compreender o estado da instituição. Utilizaremos às noções de relações pessoal e institucional e de praxeologia alicerçada na metodologia de pesquisa adotada nessa investigação, bem como a dialética dos ostensivos e não-ostensivos, de Chevallard, que servirão de instrumento importante para análise da atividade matemática nos livros didáticos. Para analisar os efeitos dessa pesquisa, construiremos um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) capaz de revelar as relações entre os sujeitos e o saber matemático. Acreditamos que a prática da interdisciplinaridade possa ser vista como princípio norteador para reorganização e articulação do saber-fazer dos estudantes na aquisição do conhecimento interdisciplinar acerca de Função Polinomial do 1º grau, a partir da construção ou reconstrução de novas praxeologias.