3ª Mesa-Redonda do Seminário de Pesquisa PPGEFHC 2023.2

Divulgamos, sob solicitação dos discentes matriculados e da coordenação da atividade de Seminário de Pesquisa no semestre 2023.2, a terceira mesa que acontecerá no dia 10/11/23 às 15h, no Auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnica da UFBA (Campus Ondina)cujo tema será  “História das Ciências e Divulgação Científica”.

A mesa será composta pela profa. Dra. Moema Vergara e pela profa. Dra.  Lina Maria Aras. Mediação do Prof. Thiago Faustino.

Profa. Dra. Moema Vergara é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestra em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professora do PPGEFHC da Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, professor do quadro permanente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Atua principalmente nos seguintes temas: história da ciência, divulgação científica, gênero, século XIX história do Brasil e território. Em 2016 conclui um estágio pós-doutoral no Departamento de História-USP.

Profa. Dra.  Lina Maria Aras é graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1983/1984), mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutora em História pela Universidade de São Paulo (1995), com pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2009-2010). É Professora Titular aposentada do Departamento de História, da Universidade Federal da Bahia, e docente do PPGNEIM (UFBA). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, rebeldias, região, literatura e gênero.

O Prof. Thiago Faustino possui graduação em ABI - Física (108130) pela Universidade Federal da Bahia (2022) e atualmente é professor do Quilombo Educacional GBESA e mestrando no PPGEFHC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Decolonialidade no Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, pibid, ensino de física, divulgação ciêntífica e astronomia.

Contamos com a presença de nossa comunidade.