2ª Mesa-Redonda do Seminário de Pesquisa PPGEFHC 2023.2

Prezada comunidade do PPGEFHC,

Divulgamos, sob solicitação dos discentes matriculados e da coordenação da atividade de Seminário de Pesquisa no semestre 2023.2, a segunda mesa que acontecerá no dia 27/10/23  às 15h,  com transmissão pelo canal do PPgEFHC no YouTube ( https://www.youtube.com/@seminariodepesquisafernand4354 )cujo tema será  “Ensino e Interculturalidade”.

A mesa será composta pelo prof. Dr Jairo Robles-Piñeros e pelo prof. Dr.  Fábio Pessoa Vieira. Mediação do Prof. Drs. Uilian Santana.

O Prof. Dr. Jairo Robles-Piñeros é Doutor em Ensino, Filosofia e Historia das ciências UFBA-UEFS, e Doutor em Educação pelo doutorado Interinstitucional em Educação (UDFJC-Colômbia). É membro coordinador do grupo de pesquisa Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências UFBA-UEFS (GIEEC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É pesquisador e orientador do Grupo de Estudos em Ecología, Etología, Educaçáo e Conservação (GECOS) da Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia (UPTC), onde dirige y asesora projetos de pesquisa em a linha de Inventario e Caracterização de Flora, Fauna e ecosistemas andinos. Dentro da Sublinha de Entomología.

O Prof. Dr.  Fábio Pessoa Vieira é professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED-UFBA). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Doutorado em Ciências do Ambiente (2017) pela Universidade Federal do Tocantins. Integra a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Ciências Humanas e suas Tecnologias para Exames e Avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), do INEP. Atualmente é membro da Câmara Temática de Educação Ambiental e do Conselho Gestor da RESEX de Canavieiras. Tem experiência em estudos ambientais, com ênfase na Educação Ambiental e em comunidades tradicionais, sobretudo com referenciais decoloniais. Atua também, na área de Geografia, com ênfase em metodologia do ensino de Geografia, e Estágio Supervisionado. Atualmente é docente orientador do Programa Residência Pedagógica do curso de Geografia.

Prof. Drs. Uilian Santana Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas e Docência (GEPED/UESC) e do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC/UEFS).

Contamos com a presença de nossa comunidade.