Título: A FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE EGRESSOS A PARTIR DAS AULAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Discente: Elenice Almeida Carregosa
Orientador: Marco A. L. Barzano
Debatedor(a): A definir
Resumo: Diante da crise socioambiental e cultural vivenciada na contemporaneidade, cabe às instituições de formação de professores o desenvolvimento de uma educação ambiental dialógica, emancipatória e transformadora, capaz de reorientar as premissas do pensar e do agir humano, na perspectiva de transformação das situações concretas e limitantes de melhores condições de vida dos sujeitos, o que implica mudança cultural e social. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender de que modo egressos do curso de Pedagogia experienciaram as atividades de EA em Unidades de Conservação realizadas no decorrer do curso. Esta pesquisa caracteriza-se pelo desenvolvimento de um estudo empírico, de abordagem qualitativa, no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Para geração dos dados, serão formados grupos focais constituídos por egressos que tenham cursado o componente curricular Educação Ambiental.
Português, Brasil