Título: UMA ANÁLISE DA RAZÃO DE SER DO VETORES NO ENSINO SUPERIOR: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA VETORIAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Discente: Jany Santos Souza Goulart
Orientador: Luiz Marcio Santos Farias
Debatedor(a): A definir
Resumo: A nossa pesquisa assume a Álgebra Vetorial como objeto de estudo. Tal conteúdo insere-se no corpus das ementas de componentes curriculares em que o cerne é a Geometria Analítica, presentes na organização curricular de Cursos de Licenciatura em Matemática. A partir deste cenário didático e matemático, empreendemos uma leitura utilizando a lente teórica da Teoria Antropológica do Didático – TAD (CHEVALLARD, 1999), em que um dos pressupostos centra-se nas análises das atividades didáticas matemáticas em torno de uma modelação praxeológica, por meio da interação entre os blocos prático e teórico. Nesses termos, delineamos algumas interpretações utilizando elementos de apreciação da referida teoria, na qual evidenciamos aspectos ligados às condições e restrições vinculados ao ensino e aprendizagem dos vetores. Nessa perspectiva, colocaremos em emersão alguns aspectos identificados no nosso estudo, que contribuem para desenhar uma estrutura organizacional deste objeto matemático, assim como revelar lacunas vinculadas à ausência da razão de ser (BOSCH & GASCÓN, 2010) desse conteúdo institucionalmente presente em cursos de nível superior vinculados às ciências exatas e tecnológicas. No âmbito metodológico, recorremos à Engenharia Didática (ARTIGUE, 1988) que se caracteriza como uma metodologia de investigação e, simultaneamente, como um trabalho didático, já que fornece direcionamentos para que o pesquisador mergulhe no seio da complexidade do universo da sala de aula.
Português, Brasil