Título: UM PANORAMA DA TEORIA ANTROPOLOGICA DO DIDÁTICA NAS PESQUISAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DOS PROGRAMAS DE POS-GRADUCAO DO BRASIL
Discente: Sueli dos Prazeres Santos
Orientador: Luiz Marcio Santos Farias
Coorientador: Itamar Miranda da Silva (UFAC)
Debatedor(a): A definir
Resumo: O presente trabalho busca compreender como a Teoria Antropológica do Didático - TAD, está inserida no processo de compreensão de diversas práticas matemáticas sob o olhar da formação inicial e/ou continuada dos professores de Matemática. O estudo é feito através da identificação, sistematização e análise de pesquisas de Mestrado e Doutorado defendidas em programas de pós-graduação realizadas no Brasil que trouxeram como aporte teórico ou metodológico a TAD. A principal justificativa para a realização desse estudo sobre a Teoria Antropológica do Didático, é por entendermos a sua potencialidade em buscar compreender as relações humanas, em particular, dentro de um sistema didático que envolva a matemática, e traz alguns elementos e definições específicas para o estudo desta. A metodologia utilizada para o presente estudo é o estudo bibliográfico - estado da arte. O estado da arte objetiva trazer um panorama de como os pesquisadores fazem uso da TAD. No levantamento inicial, foram identificadas 94 pesquisas defendidas até o ano de 2016 em programas de pós-graduado stricto sensu do Brasil. Nessa apresentação, destacamos as 25 teses que foram identificadas neste período, buscando compreender como a TAD, a partir do viés teórico e metodologico, e dos seus aspectos históricos e filosóficos, contribuem para o processo de formação de professores de Matematica, em especial, no campo da Didática da Matemática.
Português, Brasil