Wanderley Paulo Gonçalves Junior (UFBA)

Título: A EVOLUÇÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE O CONCEITO DE FORÇA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O EFEITO DO USO DA PROGRAMAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS FORMAIS

Discente: Wanderley Paulo Gonçalves Junior
Orientadora: Amanda Amantes Neiva
Debatedora: Lynn Rosalina Gama Alves

Resumo: Muitos estudantes chegam às salas de aula de ciências trazendo noções ou regras intuitivas que somos tentados a chamar, pejorativamente, de “concepções equivocadas”. Estas noções intuitivas não são nem perversas, nem idiossincráticas, estando enraizadas nas experiências do cotidiano e, inicialmente, são trazidas por todos nós (ARONS, 1997). As concepções intuitivas muitas vezes são consideradas como obstáculos epistemológicos para o ensino de conteúdos formais e, nas ciências, isso se evidencia, em grande parte, pelas dificuldades dos estudantes em significar conceitos no contexto científico, o que demarca a passagem do pensamento intuitivo para o pensamento formal acadêmico. Nesse sentido, Hestenes et al. (1992) apontam que as abordagens tradicionais de ensino de ciências apresentam limitações para promover tal transição. Como possibilidade para otimizar a construção de conhecimento do ponto de vista formal, as novas tecnologias de informação e comunicação mostram-se promissoras, pois viabilizam a inserção de ferramentas pedagógicas inovadoras no ambiente escolar. As inúmeras ferramentas que essas tecnologias congregam, assim como o forte apelo motivacional, podem gerar elementos profícuos no sentido de promover um ambiente de aprendizagem mais compatível com o desenvolvimento tecnológico atual (MEDEIROS e MEDEIROS, 2002)(HOHENFELD, 2013). Nesse contexto, o presente trabalho propõe investigar a evolução do entendimento do conceito de força por alunos do ensino médio em um ambiente de ensino diferenciado, utilizando a programação como ferramenta didática. O intuito é avaliar como esse entendimento progride, do nível intuitivo para o formal, utilizando, para isso, uma intervenção mediada pela linguagem de programação.