Daiana Dias Ribeiro Figueiredo (UFBA)

Título: O USO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E NO ENSINO DE QUÍMICA
  
Discente: Daiana Dias Ribeiro Figueiredo  
Orientadora: Bárbara Carine Soares Pinheiro  
Debatedor(a): A definir

Resumo: A tecnologia está totalmente vinculada à ciência, pois se tornou um veículo transformador da relação do homem com o mundo. Com ela a possibilidade de transformações em qualquer campo do conhecimento é emergente. O veículo em questão é contínuo e mutável e invadiu todas as esferas da sociedade, inclusive a educação, modificando a forma de aprender e ensinar. Segundo Bacich (2015), a escola, hoje, precisa ser redesenhada, e o professor precisa mudar junto com ela. Não cabe mais ensinar como se ensinava a 10 ou 20 anos atrás. É urgente o repensar metodológico. Buscando um repensar, decidimos então, investigar no cerne da formação pedagógica, pois entendemos que a formação crítica dos professores é o preâmbulo do processo ensino-aprendizagem consciente sendo esse aspecto a principal possibilidade de mudanças independente do veículo transformador. Nosso foco, nessa investigação, é trazer informações acerca das tecnologias, principalmente as digitais, associadas à educação, pois nela constitui-se um complexo fundamentalmente transformador, dentro do outro complexo maior que é a sociedade. Diante dessa problemática e da preocupação com a formação crítica e emancipatória dos professores no ensino de Química e da inserção das tecnologias educacionais no sistema de ensino, a proposta desse estudo tem como objetivo enfatizar a percepção dos sujeitos da seguinte maneira: Investigar as potencialidades e limitações na utilização dos objetos educacionais digitais pelos discentes de licenciatura em Química em formação inicial.

 

 

Português, Brasil