Silná Maria Batinga Cardoso (UFBA)

Título: A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DA EJA/EM
 
Discente: Silná Maria Batinga Cardoso
Orientadora: Bárbara Carine Soares Pinheiro
Debatedora: A definir
 
Resumo: A Lei 10.639/03 determina a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino das redes pública e particular de todo o país.  Em 2004 foi regulamentada as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Resultado de lutas históricas dos movimentos sociais negros, a lei se constitui em uma importante política de reparação, reconhecimento e valorização do legado africano e afro-brasileiro na educação. Assim como a lei, a modalidade de ensino para jovens e adultos tem como uma das funções reparar a dívida existente em nossa história social, a qual a comunidade afrodescendente, ainda hoje, sofre com o preconceito, o descaso e a falta de oportunidades; fenômeno social esse que teve origem no contexto vivido desde a época da colonização do Brasil, pois os negros foram escravizados e não tinham acesso à educação. Em face disso, a presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar os desafios e as contribuições dos professores na educação das relações étnico-raciais no ensino de Química, Física e Biologia do centro de referência da EJA no munícipio de Aracaju/SE. Este estudo possui caráter qualitativo do tipo empírico, e os dados serão construídos por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. O aporte teórico fundamenta-se em extensa revisão de literatura de autores que discutem a temática. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para novas e instigantes questões sobre a lei e sua implementação na modalidade da EJA, assim como possibilitar reflexões sobre as possíveis contribuições da formação docente para o ensino da educação das relações étnico-raciais e, acerca de uma educação antirracista que vislumbra a diferença como elemento enriquecedor e de unidade entre os indivíduos e suas histórias.

 

 

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