Título: AS INTER-RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA: EVIDÊNCIAS EM DIÁLOGOS EXTEMPORÂNEOS DE GALILEU, NEWTON E A DIDÁTICA FRANCESA NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL
Discente: Fernando Osvaldo Real Carneiro
Orientadora: Maria Cristina Martins Penido
Debatedor(a): A definir
Resumo: A pesquisa ora em desenvolvimento está envolta em questões que são pertinentes ao terreno da Formação Docente focalizando-se na História do Ensino de Física. Discutiremos levando-se em consideração as influências acerca da forma como utilizamos a Matemática no Ensino de Física. A pesquisa justifica-se porque existe a necessidade de compreendermos o porquê que a Matemática tem uma funcionalidade específica de atuação metodológica no âmbito do ensino de física que podem ocasionar obstáculos pedagógicos permanentes (PIETROCOLA, 2002; KARAM, 2012). Na pesquisa investigaremos e buscaremos o elenco de considerações históricas-filosóficas sobre a relação constante entre a Física e a Matemática, a partir dos momentos-temporais específicos onde se deram os diálogos extemporâneos propostos pelas obras específicas de Galileu, Newton e a mediação da Didática Francesa. Trataremos de analisar essas obras e outras obras adjacentes compreendendo a sua extensão, destacando os diversos entendimentos sobre a utilização da Matemática no Ensino de Física e as consequências para a atual conjuntura. Nesta ocasião refletimos criticamente sobre as melhores formas de ensinar os estudantes a apreender o mundo por meio das outras linguagens da ciência, destacando em especial, os diversos papéis da Matemática enquanto linguagem de estruturação do pensamento físico. Desta forma, os caminhos a serem trilhados para chegarmos a esse objetivo, permearam por uma metodologia voltada para aprofundado estudo teórico envolvendo uma análise mais detalhada dos referenciais que se apresentaram sobre a égide de dimensões teóricas que influenciaram a consolidação do ensino de física tal como ele é hoje. Traremos resultados parciais que podem nos remeter as formas mais coerentes de utilizar a Matemática no Ensino de Física evidenciando assim uma concepção ingênua dessa relação por parte dos pares envolvidos. Por tudo isso, acreditamos ampliar o olhar crítico acerca dessas dimensões teóricas utilizadas nos cursos de formação inicial dos professores de Física.
Português, Brasil