Tiago Guimarães Inêz (UEFS)

Título: A PROPOSTA DE UM MODELO PARA ENSINAR SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DA TEORIA CELULAR   

Discente: Tiago Guimarães Inêz
Orientador: Charbel Niño El-Hani
Debatedor(a): A definir

Resumo: Apesar da enorme influência que a ciência exerce nos dias atuais, diversas pesquisas têm revelado que poucos indivíduos compreendem como o empreendimento científico opera. Nesse contexto, é notória a importância da alfabetização científica, visto que esta possui a incumbência de proporcionar aos alunos (as) uma melhor aprendizagem sobre as Ciências. Dentre as diversas maneiras pelas quais a Educação Científica tem buscado atingir esse objetivo, podemos destacar o ensino sobre a Natureza da Ciência (NdC). Esta instrução tem sido advogada como um dos principais objetivos da Educação Científica e tem encontrado eco em inúmeros documentos curriculares de Ciências de diferentes países. À vista disso, inúmeros pesquisadores e educadores têm buscado desenvolver formas pela qual seja possível ensinar sobre a NdC a partir do âmbito de cada disciplina científica. Alinhado a essa perspectiva, o presente trabalho tem o intuito de construir um modelo teórico que possibilite promover a instrução sobre a NdC dentro do contexto das Ciências Biológicas. Para isso, nos basearemos em três pilares: a moldura hierárquica da teoria da biologia elaborada por Scheiner; proposta da Abordagem da Semelhança Familiar (ASF) para ensinar a NdC de Irzik e Nola e a visão de Knuuttila sobre modelos científicos. Dentro do escopo da teoria da biologia de Scheiner existem cinco teorias gerais, dentre estas a teoria celular. Sendo assim, utilizaremos esta teoria da moldura teórica de Scheiner como subsídio para discutir a NdC. Baseado no conceito de semelhança de família de Wittgenstein, a ASF é uma frutífera proposta que visa abordar as diferenças e similaridades entre as disciplinas científicas sem desconsiderar o que as unem. Por fim, a concepção de modelos como artefatos epistêmicos de Knuuttila fundamentará a elaboração desse modelo teórico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Português, Brasil