Eliana Almeida Reis Rocha (UFBA)

Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA À LUZ DAS CONCEPÇÕES DA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO (1950-1970)

Discente: Eliana Almeida Reis Rocha
Orientador: Rosiléia Oliveira de Almeida
Debatedor (a): A definir

Resumo: Na primeira metade do século XX, a preocupação como a modernização do ensino se amplia, fazendo-se necessária a incorporação de novas práticas, saberes pedagógicos e novos valores propostos através das reformas educacionais. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar o Ensino da Matemática desenvolvido na Cidade de Vitória da Conquista na Bahia, no período compreendido entre 1950 e 1970, marcado pelas influências do Movimento da Matemática Moderna (MMM), que se configura como inovador no Brasil e no mundo. Assim, temos como objetivo principal analisar as influências de tal movimento na consolidação do ensino da Matemática empreendida na Escola Normal da localidade citada. A escolas normais foram fundadas no Brasil na segunda metade do século XIX. Sua implementação na Bahia deu-se no ano de 1836, trazendo para a cidade de Vitória da Conquista uma nova perspectiva de desenvolvimento educacional. Foi um grande impacto, por seu caráter inovador para a formação de professores. A partir dessas modernizações trazidas pela implantação desse novo modelo educacional, de caráter nacional, a cidade vivenciou uma relação próxima com os acontecimentos educacionais das grandes cidades do país. Essas informações foram levantadas por meio da análise de documentos escolares, correspondências, diários de classe da época, currículo didático, atas e entrevistas dos professores e de alunos do período, além das leis vigentes da época, a exemplo disso, documentos oficiais da Inspetoria de Ensino, órgão responsável pelas deliberações escolares nas cidades do estado da Bahia. Os jornais locais da época também serviram como fonte de pesquisa. Para a fundamentação desta pesquisa, tomou-se como base informações coletadas em instituições educacionais do município de Vitoria da Conquista, entrevistas de atores do processo no período como também, análises dos Programas Modernos do Ensino da Matemática na época.