Título: O ENSINO DA ECOLOGIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIOCULTURAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Discente: Jairo Robles Piñeros
Orientadora: Geilsa Costa Santos Baptista
Debatedor(a): A definir
Resumo: Por muito tempo dentro da historia da educação escolar, se tem assumido que as salas de aulasão espaços homogêneos, constituídos sob a concepção imperante do que dentro do processo de ensino das ciências, solo pode se representar a cultura científica (COBERN, 1996; BAPTISTA, 2012), desta maneira os discursos dos professores/as se vêm permeados pela ideia de uma superioridade epistemológica do discurso cientifico na hora de ensinar ciências (COBERN & LOVING, 2001; BAPTISTA, 2010; CANDAU, 2012). Neste trabalho se apresentam os resultados parciais de um estudo cujo objetivo é identificar quais são as possibilidades para o dialogo intercultural no ensino da ecologia a partir das narrativas e desenhos, de estudantes agricultores do Colégio Estadual Dom Pedro II, localizado no município de Coração de Maria, Bahia visado à produção de um recurso didático produto do trabalho colaborativo com professoras do colégio. O estudo é de caráter qualitativo, baseado na análise de conteúdo das narrativas dos estudantes construídas através de entrevistas semiestruturadas, visitas às localidades de trabalho agrícola dos estudantes e desenhos elaborados por eles nesses espaços, buscando indagar as suas concepções sobre os insetos e seu papel ecológico. De igual forma, sobre o conceito de praga agrícola e os métodos que usam para controla-las. Até o momento, as análises das narrativas dos estudantes permitiu uma aproximação ao contexto agrícola no qual eles se desenvolvem no dia a dia, possibilitando identificar suas concepções sobre os insetos, seu papel na natureza e o impacto nos seus cultivos. Os estudantes agricultores de Coração de Maria reconhecem o impacto dos insetos na dinâmica de crescimento e desenvolvimento das plantas que cultivam, embora a única relação que eles observam é o parasitismo e fazem menção dos insetos como pragas e problemas para os cultivos, alguns estudantes demostram conhecimentos básicos sobre aspectos morfológicos e ecológicos dos insetos e a maioria já ouviu falar sobre o controle biológico de pragas, mas manifestam que não sabem como fazê-lo. O próximo passo será a construção de um recurso didático em forma de quadrinhos de maneira colaborativa com os professores/as de biologia da escola sob estudo. Pretende-se que este recurso contenha as concepções dos estudantes em diálogo intercultural com os saberes científicos no campo da ecologia, incluindo aí, aspectos históricos da ecologia para à abordagem de conceitos e uma aproximação à natureza da ciência que possibilite entender a aplicabilidade do conhecimento científico. O objetivo é gerar subsídios para o ensino da ecologia sensível culturalmente ao contexto dos estudantes e que atenda as necessidades da população.
Português, Brasil