Graça Luzia Dominguez Santos (UFBA)

Título: UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
 
Discente: Graça Luzia Dominguez Santos
Orientador: Jonei Cerqueira Barbosa 
Debatedora: Andreia Maria Pereira de Oliveira
 
Resumo: Nesse estudo, entendemos Matemática para o Ensino do Conceito de Função como um modelo teórico que re-presenta, organizando em uma estrutura, os textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função nas aulas de matemática, que restringimos à Educação Básica. Utilizamos como fontes para construção do modelo: uma revisão sistemática de literatura, livros didáticos, um estudo desenvolvido com professores da educação básica. O modelo foi organizado em panoramas. Cada panorama agrupa e demarca textos que apresentam uma sintaxe específica na comunicação do conceito de função, no contexto da Educação Básica, evidenciando facetas singulares deste conceito, as quais proporcionam uma diversidade de possibilidades de comunicação, estabelecidas por parâmetros próprios de legitimação dos seus textos. Os panoramas que compõem o modelo são: tabular, diagrama, algébrico, gráfico, máquina de transformação, generalização e formal. A Matemática para o Ensino do Conceito de Função construída apresenta um visão micro, macro e correlacionada desse conceito. O ponto de vista micro corresponde às formas de reconhecer, selecionar e produzir textos legítimos dentro cada panorama, cônscio de suas potencialidades e limitações. A visão macro fica patente na diversidade de panoramas, já a correlacionada evidencia tanto a possibilidade, como a indicação, do estabelecimento de links entre estes.
Português, Brasil