Marcio Nicory Costa de Souza (UFBA)

Título: ENTRE BAGAGENS DECLARADAS E NÃO-DECLARADAS: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES TEÓRICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
 
Discente: Marcio Nicory Costa de Souza
Orientador: Eduardo Chagas Oliveira
Debatedora: Rosiléia Oliveira de Almeida
 
Resumo: Este trabalho tem o objetivo compreender as representações sobre as ciências humanas e sociais nos trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências. Pretende também, estudar as apropriações de conceitos, autores e abordagens das ciências sociais nos trabalhos de divulgação de pesquisa em Educação em Ciências. A ideia é mapear, inventariando, a presença de autores a partir de citações, abordagens e outras referências, e, portanto, as apropriações dos mesmos ao descrever a repercussão de suas obras e conceitos nos trabalhos de pesquisa. É interesse também desta proposição de estudo, dentro de alguns usos do conceito-noção de representações sociais, identificar as representações sobre a ciência em geral, e das ciências humanas e sociais, em particular, que circulam e lastreiam as pesquisas divulgadas nos mesmos textos. O escopo teórico da pesquisa gravita sobre as teorizações sobre representações sociais e conexões com as teorias sobre recepção (entendida como uma forma de produção, na medida em que, como prática cultural, os autores dos trabalhos de pesquisa, ao lerem, recriam “de acordo com seus âmbitos de competência textual e com as suas especificidades, inclusive a sua capacidade de comparar o texto com outros que leu e que podem não ter sido previstos ou sequer conhecidos pelo autor do texto original que está se prestando à leitura), dialogando com os estudos de Bourdieu (1989; 2004; 2010)  a partir dos conceitos de campo, capital, trocas linguísticas e poder simbólico. Trata-se de uma análise da produção publicada nos anais de eventos, inspirado numa abordagem serial dos textos, a partir da compreensão que escreve Peter Burke sobre a História Cultural (BURKE, 2005). Selecionamos o material publicado, trabalhos escritos, nas Atas dos Encontros Nacionais em Pesquisa em Educação em Ciência ocorridos e publicizados no site da ABRAPEC, de 1997 (I ENPEC) a 2013 (IX ENPEC). Entre o conjunto do material constituinte das Atas dos ENPEC’s, recortamos para o escopo de análise, os trabalhos relacionados aos Grupos de Trabalho (GT’s) de Ensino de Ciências. Como balizas para triagem, tomamos o lançamento dos PCN’s e dos PCN’s mais, uma vez que trouxeram à baila temas transversais (meio ambiente; pluralidade cultural; orientação sexual; ética, trabalho e consumo). Temas estes recorrentes às agendas dos estudos culturais e pós-críticos, igualmente presentes nas controvérsias em CTS e CTSA. Dessa forma, queremos saber quais os conceitos passam a circular nestes trabalhos e como estes conformam e podem definir rumos às práticas na educação científica. A análise do material selecionado está sob as lentes teóricas das noções de representações e apropriações, a partir de seus usos e enunciações por Roger Chartier (2002), sem se furtar do diálogo complementar de contribuições outras sobre as teorizações sobre a recepção, que, combinados, acreditamos responder as indagações norteadoras: como as pesquisas têm se apropriado de conceitos das ciências humanas? Como as pesquisas têm dialogado com autores das Ciências Sociais? Como esses autores aparecem nos textos? E, mais especificamente, quais conceitos, abordagens e teorias “inspiram”, mobilizam ou norteiam as pesquisas? Quais os teóricos das ciências sociais contemporâneas se fazem presentes ou são apropriados, no sentido da forma em que são compreendidos e usados, nos trabalhos de pesquisa publicados nas Atas dos ENPEC’s? Como estes teóricos e suas teorias circulam nas pesquisas sobre ensino de ciências? Neste sentido, a pesquisa aqui proposta situa-se no âmbito da recepção de teorias sociais no campo da Pesquisa e ensino de Ciências.
 
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