LINHAS TEMÁTICAS DE PESQUISA DO CORPO DOCENTE
DOCENTE
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LINHA DE PESQUISA NO PPGEFHC
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LINHA TEMÁTICA DE PESQUISA DA/O DOCENTE
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DESCRIÇÃO DA LINHA DE PESQUISA DA/O DOCENTE
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Alessandra Santana Soares e Barros |
História das Ciências |
História da Saúde, História das Doenças e dos Saberes Médicos | História das Ciências da Vida - fisiologia, patologia, desvio, anormalidade e anomalia - contextualizada na medicina experimental francesa, inglesa e alemã dos séculos XIX e XX. Historiografias sobre saúde e doença em suas conexões com a história das ideias e dos problemas científicos na biomedicina, medicina mental, sociologia, antropologia e direito. |
Amanda Amantes Neiva | Ensino de Ciências | Aprendizagem de Ciências, avaliação, ambientes de ensino, neurociência | Investigação sobre o desenvolvimento humano a partir da interface de diferentes campos (perspectiva cognitivista para a aprendezagem, neurociência, educação, psicologia, psicometria). Desenvolvimento e investigação sobre métodos de avaliação de traços latentes relacionados ao processo de aprendizagem. Pesquisa sobre a eficácia de ferramentas, abordagens e ambientes de ensino para aprendizagem de conteúdos científicos (ludicidade, experimentação, simulações computacionais, jogos didáticos), |
Amilcar Baiardi | História da Ciência | História da Ciência | Investigações que abordem a História das ciências agrárias e a história de sistemas de ciência e tecnologia. |
Ana Paula Miranda Guimarães
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Ensino de Ciências
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Processos de Ensino e de Aprendizagem em Ciências e Biologia | Desenvolver, aplicar e investigar inovações educacionais de maneira colaborativa de temas variados de Biologia, na educação básica. Além disso, investigar o ensino e o processo de aprendizagem em sala de aulas de Ciências. |
Multiculturalismo no Ensino de Ciências | Investigar a relação entre cultura e aprendizagem de ciências em salas de aula multiculturais e desenvolver estratégias didáticas e abordagens metodológicas que auxiliem uma educação científica culturalmente sensível. | ||
André Luis Mattedi Dias
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História das Ciências
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Ciências, secularização, racismo, religiões e espiritualidades: abordagens históricas e interdisciplinares sobre os problemas da secularização, em particular, da seculariação das ciências, do racismo e seus desdobramentos para as espiritualidades e/ou religiosidades na educação em geral e na educação científica, em particular.
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Abordagens históricas e interdisciplinares acerca das relações entre ciências, secularismo, racismo, espiritualidades e/ou religiosidades.
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Andréia Maria Pereira de Oliveira
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Ensino de Ciências
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Materiais curriculares educativos | Estudos referentes à elaboração e utilização de materiais curriculares educativos. |
Formação e práticas de professores que ensinam Matemática | Estudos referentes à relação de professores que ensinam Matemática com processos de mudanças nos espaços de formação e nas práticas pedagógicas. | ||
Charbel Niño El-Hani |
Filosofia das Ciências Ensino de Ciências |
Perfis conceituais e educação intercultural: bases filosóficas e empíricas e projetos situados na escola; natureza da ciência como construto pedagógico e estratégias de ensino; aspectos históricos e filosóficos no ensino de Biologia | Perfis conceituais e educação intercultural: bases filosóficas e empíricas e projetos situados na escola; natureza da ciência como construto pedagógico e estratégias de ensino; aspectos históricos e filosóficos no ensino de Biologia. |
Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda
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Ensino de Ciências
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Gênero e Raça no Ensino de Ciências
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Estudos que investiguem discursos e práticas das ciências naturais que, historicamente, produziram hierarquização de gênero e raça e como seu exame crítico pode desenvolver educação anti-opressão. |
Estudos que investiguem as contribuições das Epistemologias Feministas para Educação para equidade de Gênero | |||
Perfil conceitual e Planejamento de Ensino | Investigações do potencial da teoria e dos modelos de perfis conceituais no planejamento de ensino. | ||
Pesquisas em Design Educacional e Materiais Curriculares Educativos | Estudos que investiguem o desenvolvimento de Materiais Curriculares Educacionais por meio da pesquisa em planejamento (Design Research). | ||
Cláudio Ricardo Martins dos Reis | Filosofia das Ciências |
Ciência e Valores |
O papel dos valores na investigação científica e na Agroecologia |
Filosofia Geral das Ciências |
Temas gerais, como naturalismo, realismo, pluralismo, entre outros |
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Filosofia da Biologia Evolutiva |
Temas discutidos na proposta de uma Síntese Estendida da Evolução, com especial interesse no processo de construção de nicho |
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Filosofia e História da Ecologia |
Temas variados em diferentes áreas da ecologia, incluindo teorias de funções ecológicas |
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Ecivaldo de Souza Matos
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Ensino de Ciências
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Concepção, desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didáticas para desenvolvimento do raciocínio computacional | Incluem-se trabalhos que considerem a pesquisa, a experienciação, a produção ou a avaliação de práticas ou recursos didáticos voltados à formação de estudantes ou de professores para desenvolvimento de habilidades do raciocínio computacional. |
Tecnologias educacionais e design de propostas e arquiteturas pedagógicas | Investigar práticas, técnicas e processos de design de arquiteturas pedagógicas ou de tecnologias educacionais (incluindo propostas e tecnologias assistivas). | ||
Ecivaldo de Souza Matos |
Ensino de Ciências
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Divulgação científica | Investigar práticas e estratégias de divulgação científica por meio das mídias digitais. |
Aspectos étnicos e raciais no ensino e no desenvolvimento de tecnologias educacionais | Nesta linha são considerados projetos de pesquisa que investiguem aspectos étnicos e raciais no ensino ou no desenvolvimento de tecnologias para ensino. | ||
Edílson Fortuna de Moradillo
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Ensino de Ciências
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Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências | Investiga as contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o ensino e aprendizagem de Ciências/Química. |
Formação de professores de Ciências | Investiga o processo de formação de professores de Ciências/Química na perspectiva histórico-social. | ||
Eduardo Chagas Oliveira | Filosofia das Ciências | Epistemologia e Filosofia da Linguagem / Retóricas e Teorias da Argumentação | |
Elder Sales Teixeira
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Ensino de Ciências
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Argumentação no Ensino de Ciências | Incluem-se trabalhos que visam investigar as contribuições e/ou implicações da argumentação no Ensino de Ciências. |
História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências | Incluem-se trabalhos que visam investigar as contribuições e/ou implicações do uso didático da História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências. | ||
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein
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Ensino de Ciências
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Formação de Professores em Ensino de Ciências | Ensino, aprendizagem e formação docente em ensino de ciências, com os seguintes interesses: Elaboração de Materiais Didáticos; Metodologias e Estratégias; Educação Inclusiva. |
Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) | Investigação dos impactos teórico-práticos no Ensino de Ciências quando discussões sobre temas que envolvem relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, com enfoque em: 1) a alfabetização científica e tecnológica; 2) os debates socioambientais/sociocientíficos; 3) o estudo e análise das implicações científicas/tecnológicas na sociedade e no ambiente; e 4) Filosofia da Tecnologia. | ||
Fábio Pessoa Vieira
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Ensino de Ciências
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Educação Ambiental | Investiga a Educação Ambiental como um processo que se constitui nos mais diversos territórios e lugares tendo as experiências vividas como eixo central para a sua compreensão. |
Sustentabilidade ambiental em comunidades tradicionais | Investiga a sustentabilidade ambiental que se realiza no cotidiano de comunidades tradicionais, tendo como alicerce para a constituição do sustentável, as pedagogias destas comunidades. | ||
Epistemologias decoloniais e a formação docente | Investiga as epistemologias decoloniais e suas ressonâncias na formação docente para o ensino das ciências. | ||
Geilsa Costa Santos Baptista | Ensino de Ciências | Etnobiologia, Ensino e Formação de Professores de professores de Ciências Intercultural | Tendo por base a etnobiologia, seu objeto de estudo e procedimentos de pesquisa, o objetivo do grupo é a problematização, discussão e produção de conhecimentos sobre o ensino, a aprendizagem de ciências e suas relações com a formação de professores para a diversidade cultural. Busca enfatizar o respeito e a consideração da diversidade de saberes e práticas culturais, incluindo aí a ciência e as culturas dos estudantes como ponto de partida para interações dialógicas. O grupo reconhece a importância da inclusão da história e da filosofia da ciência como eixo que desencadeia a problematização e a reflexão sobre a formação docente e educação científica intercultural, gerando espaços para elaboração e proposição de novas metodologias e estratégias de ensino e pesquisa. A importância da educação científica com enfoque intercultural radica na discussão sobre a ampliação das visões de natureza dos sujeitos com ideias científicas para tomada de decisões em variados contextos socioculturais. |
Giovanni Rolla | Filosofia das Ciências | Filosofia das ciências cognitivas, cognição corporificada, enativismo, psicologia ecológica | Reflexões filosóficas acerca dos avanços recentes das ciências cognitivas que colocam a corporificação e as ações do organismo (pessoa, animal) no centro de explicações dos processos cognitivos. Algumas das reflexões filosóficas específicas que emergem nesse contexto dizem respeito à relação entre normas biológicas e culturais, à emergência de processos cognitivos e sua continuidade com processos biológicos, a questões sobre identidade pessoal na dinâmica entre corpo/mundo/cultura, à relação entre desenvolvimento de hábitos e seleção de aparatos cognitivos em escala temporal ampla. |
Gustavo Rodrigues Rocha
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História das Ciências
Filosofia das Ciências |
Ciência e Religião |
Eu tenho trabalhado em uma perspectiva particular de epistemologia historicizada, a saber, uma investigação através de estudos de casos sobre formas de “epistemes rejeitadas”, aquelas formas de saberes que foram (ou que são) rejeitadas no sistema de saber moderno – inclui-se nesse estudo transdisciplinar o diálogo entre i) história das ciências e estudos de gênero, ii) história das ciências e estudos pós-coloniais e subalternos, iii) história das ciências e o oculto/ místico/ paranormal/ hermético, iv) história das ciências e das religiões e v) história das ciências e da tecnologia e a teoria sistema-mundo. O objetivo é buscar uma categoria mais geral que inclua (mas transcenda) essas categorias particulares. O método desse trabalho é o estudo de casos: instituições alternativas, periódicos alternativos e iniciativas de pesquisas e de fomento alternativas.
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Divulgação Científica | |||
Epistemologia | |||
Epistemologia Feminista nos Estudos de Ciências | |||
Fundamentos Filosóficos da Mecânica Quântica | |||
História da Física do final do século XIX ao século XX | |||
História da Psicologia e História da Psicanálise | |||
História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física | |||
Hélio da Silva Messeder Neto
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Ensino de Ciências
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Lúdico no ensino de ciências em uma perspectiva crítica | Incluem-se trabalhos que investigam o papel do lúdico no ensino e na aprendizagem dos conceitos científicos a partir de uma concepção crítico-dialética. |
Divulgação Científica em uma perspectiva histórico-crítica | Incluem-se trabalhos que investigam a divulgação do conhecimentos científico tomado os pressupostos histórico-críticos da análise e fazendo críticas às perspectivas pós-modernas de divulgação que relativizam o conhecimento científico | ||
Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências | Incluem-se trabalhos que investigam contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. | ||
Indianara Lima Silva
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História das Ciências
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História da Física | Pesquisas em história da física no século XX, história da física no Brasil e suas implicações para o ensino de física. |
História das Mulheres nas Ciências e Tecnologia | Estudos sobre o legado intelectual e cultural de mulheres para o desenvolvimento das ciências e tecnologia. | ||
Jany Santos Souza Goulart | Ensino de Ciências | Didática das Ciências e Matemática | Investigações, no âmbito da Didática da Matemática, que visem o estudo das condições e restrições que impulsionam e/ou obstaculizam o ensino e aprendizagem dos objetos matemáticos. Dentre os inúmeros aportes teóricos que se interessam por essa problemática, fitamos o olhar, em especial, na Teoria Antropológica do Didático- TAD, a qual têm demonstrado uma envergadura conceitual e vem impulsionando e fundamentando novos construtos teóricos. Assim, o interesse de pesquisa se vincula aos estudos que descrevam e analisem os Caminhos de Práticas Pessoais - CPP e a Dialética Indivíduo-Indivíduo com o objetivo de revelar elementos inerentes ao processo resolutivo de tarefas matemáticas. |
João Carlos Salles Pires da Silva | Filosofia das Ciências | Filosofia das Ciências | No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein retira da teoria do conhecimento (ou epistemologia) qualquer privilégio filosófico. Ela seria algo como uma filosofia da psicologia e, como tal, não seria o objeto próprio da lógica filosófica, cuja tarefa primacial seria a demarcação do campo do significativo e não a mera procura de verdades, característica das ciências naturais. Entretanto, nas Investigações Filosóficas e, sobretudo, em seus escritos posteriores a 1946, Wittgenstein volta-se à análise de vivências e faculdades anímicas, tendo por tema a gramática de expressões como: querer dizer, ter a intenção de, lembrar, desejar, ver como, etc. Nesse momento teórico, tarefas da lógica passam a depender de considerações epistemológicas, ainda que, entretanto, as absorva. Pretendemos, então, em nosso projeto, à luz desse novo contexto de análise wittgensteiniana da gramática da experiência, analisar em que medida, por um lado, Wittgenstein reconheceria a atual e rica literatura sobre a virtue epistemology como um lance legítimo e mesmo necessário ao trabalho filosófico. Por outro lado, tendo em conta sobretudo a obra de Ernest Sosa, mostrar como as análises de Wittgenstein (em particular, sobre a relação entre faculdades anímicas e a determinação das características estruturais da experiência) podem ser acolhidas e reconhecidas como uma possível fonte de interesse e inspiração para a virtue epistemology, ao lado talvez de Aristóteles e Descartes. |
Jonei Cerqueira Barbosa
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Ensino de Ciências
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Matemática para o Ensino | Investiga a matemática específica e característica do saber do professor de matemática. |
Formação inicial e continuada de professores de matemática | Investiga ações específicas - programas ou políticas públicas - de formação inicial ou continuada para professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. | ||
José Fernando Moura Rocha | Ensino de Ciências | História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências | Pesquisas que visam investigar as contribuições e/ou implicações da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Pesquisas explorando a história da física e suas implicações para o ensino de física. |
José Luís de Paula Barros Silva | Ensino de Ciências | Ensino-aprendizagem de conceitos científicos | Investigação de processo de ensino de conceitos físico-químicos, considerando seu desenvolvimento histórico, bem como suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes de Licenciatura em Química e da Educação Básica. |
Juan Manuel Sánchez Arteaga
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História das Ciências
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História da Biologia humana e da antropologia naturalista | História da Biologia Humana e da Antropologia naturalista. Raça e racismo na história da ciência. |
História do pensamento evolucionista | História do pensamento transformista/evolucionista. Diferentes concepções naturalistas sobre a transformação/evolução das espécies em diversas épocas e culturas, desde a antigüidade até o presente. | ||
História das expedições científicas (S.XVI-XIX) | História de viagens científicas e expedições científicas, preferencialmente no âmbito transatlántico, no Brasil e na América Latina (S.XVI-XIX). | ||
História da Biologia em geral, com atenção às suas implicações no Ensino de ciências | História da Biologia em todas as suas ramificações, e suas implicações para o Ensino de Ciências. | ||
Katemari Diogo da Rosa
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Ensino de Ciências
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Interseccionalidades de Raça, Gênero e sexualidade na educação científica | Investigações que consideram as intersecções entre raça, gênero e sexualidades como produtoras de opressões nos processos educativos em ciências, de modo geral, e na Física, em particular. |
Teoria Crítica da Raça e educação científica | Discussões sobre os mais diversos aspectos dos processos educacionais em ciëncias a partir da perspectiva da Teoria Crítica da Raça que, dentre outros elementos, coloca a centralidade da discussão na questão racial, admitindo o racismo como estruturante de nossa sociedade e experiências no mundo das ciências, particularmente na Física. | ||
Letícia dos Santos Pereira | História das Ciências | História da Química | Tópicos gerais de História da Química no contexto dos séculos XIX e XX, História das mulheres na Química, História da Química brasileira no século XX. |
Letícia dos Santos Pereira | História das Ciências | Contribuições da História e Filosofia para o Ensino de Química | Investigações sobre estratégias de uso, potencialidades e limites da HFC no Ensino de Química. |
Luca Tateo
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Filosofia das Ciências
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Desenvolvimento da imaginação científica | Explora o papel dos processos imaginativos na epistemologia e na educação científica. Visa desenvolver e ampliar o campo de pesquisa da imaginação em ciências, envolvendo pesquisa, ensino e divulgação no campo dos estudos culturais aplicados à epistemologia e educação científica. Explora as maneiras como as pessoas formam suas ideias, por meio de uma combinação de trabalho imaginativo e não imaginativo e sua compreensão do conhecimento científico em contextos e práticas culturais. |
“Injustiça epistêmica” no campo da educação | Explora o conceito de “injustiça epistêmica” no campo da educação, com particular enfoque na educação especial. Para construir sociedades melhores, mais inclusivas, democráticas e justas, devemos ser capazes de reconhecer as condutas, conscientes ou inconscientes, que têm consequências injustas, ou prejudicam moral e psicologicamente pessoas em qualquer tipo de condições especiais. | ||
Luiz Carlos Soares | História das Ciências | História Social da Ciência e da Tecnologia | História Social da Ciência e da Tecnologia entre os séculos XV e XIX, com especial interesse nos seguintes temas: 1) As “Ciências” no Renascimento; 2) A “Revolução Copernicana” e a Emergência da “Ciência Moderna”; 3) O Mecanicismo Newtoniano e as Bases Intelectuais da Revolução Industrial; 4) O Newtonianismo, a “Ciência Aplicada” e a Emergência da Tecnologia no Século XVIII; 5) A Ilustração, o Newtonianismo e a Filosofia Natural e Experimental no Século XVIII; 6) A História da Ideia de “Ciência” entre os Séculos XIII e XIX; e 7) As "Ciências" e a Cultura Científica no Brasil entre os Séculos XVI e XIX. |
Luiz Marcio Santos Farias | Ensino de Ciências | Didática das ciências e Matemática | DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, FORMAÇÃO E PRAXEOLOGIAS PROFESSORAIS E DISCENTES - Pesquisas que se interessam pelas noções de praxeologia e instituição. Trata-se de identificar e caracterizar praxeologias. As instituições de uso da matemática correspondem ao contexto da vida “real” ou às outras disciplinas. Trata-se, então, de reconhecer primeiramente as praxeologias em diferentes instituições, para, em seguida, analisar as relações entre estas, o que permite, posteriormente, criar novas relações e também exportar uma praxeologia de uma instituição de uso ao ensino de matemática. Assim, o fenômeno de circulação de praxeologias entre diferentes instituições (CASTELA, 2016) pode ser analisado e produzido. Portando, esta linha de investigação em didática da matemática, pretende identificar a natureza dos fenômenos de ensino e como estes podem ser estudados e modificados. Em particular, o uso de contexto reais em aula exige a análise de uma dimensão institucional que permita compreender as lógicas de uso e as lógicas de ensino para, posteriormente, poder estabelecer relações entre as praxeologias matemáticas de uso e as praxeologias matemáticas escolares. Este elemento metodológico permite posteriormente gerar novas propostas didáticas inovadoras, dentro do Paradigma do Questionamento do Mundo (Chevallard, 2013) que é definido na TAD em oposição ao paradigma de ensino tradicional, denominado de visita à obra. Neste novo paradigma, o desenvolvimento da investigação tem papel fundamental e os estudantes são vistos como geradores de conhecimentos, como responsáveis pelo seu processo de aprendizagem. Para tal propomos o estudo da: - Evolução ao longo do tempo em uma instituição de ensino dada. Trata-se de estudar a evolução do currículo ao longo do tempo para colocar em evidência as condições e restrições internas e externas; - Transição dos saberes, continuidade e de ruptura; - Circulação dos saberes entre instituições; análise do trabalho a interdisciplinar; - Instituições produtoras de saberes africanos e das diásporas e enfrentamento do racismo. |
Luiz Marcio Santos Farias
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Ensino de Ciências
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Didática das ciências e Matemática
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DIDÁTICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - Pesquisas interessadas pelo uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos. Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de saberes em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação, da Didática das Ciências e Matemática atreladas às tecnologias educacionais, como referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática. Nesse cenário, insere-se mais um desafio para educação, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e de conhecer. Por outro lado, também é fato que o acesso às tecnologias educacionais já é uma realidade para parte significativa da população, o computador, por exemplo, é visto como um recurso didático cada dia mais indispensável, que traz versáteis possibilidades ao processo de ensino e aprendizagem e isso faz com que seja necessário a investigação do uso desse recurso. Assim, esta linha se propõe a pesquisar e desenvolver praxeologias acerca das tecnologias em cenários educacionais formais e não formais numa perspectiva inclusiva. Esta linha também fomenta experiências inovadoras para a educação que promovam a inclusão social no tocante às práticas educativas e o uso de tecnologias educacionais, englobando as tecnologias assistivas e o desenho universal. No intuito de se constituir como um espaço de experimentação teórico-metodológica e didático-formativa, busca realizar um trabalho colaborativo num movimento de integração dos diversos espaços formativos. |
INCOMPLETUDE DO TRABALHO INSTITUCIONAL - A força motriz desta linha de pesquisa é a busca e abertura de novas praxeologias para o trabalho dos professores e estudantes nas instituições proporcionando a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto educacional. Esta linha de pesquisa objetiva reconhecer elementos que compõem uma conceituação da incompletude do trabalho institucional. O estudo desse fenômeno possibilita a identificação e clareza de problemas didáticos (PD) que subsidiarão investigações no campo da Didática das Ciências e Matemática a luz da teoria antropológica do didático. São investigados fenômenos didáticos e noções que vão das mais gerais às mais específicas, no que se refere ao conceito de incompletude do trabalho institucional. Como alternativa para enfrentamento desses PD, com vistas a minimização das dificuldades de ordem praxeológica no que se refere ao ensino/estudo de saberes relativos à incompletude do trabalho institucional, investiga-se o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como caminho para enfrentamento das incompletudes. Investigar e reconhecer as incompletudes da atividade institucional, além de auxiliar no delineamento de problemas didáticos e objetos de investigação, conduz o foco das investigações em Didática do Núcleo Interdisciplinar em Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias-NIPEDICMT sobre o que especificamente se coloca como condição e restrição no trabalho institucional dos sujeitos diante de objetos do saber. As investigações nesta linha focam questões teóricas, metodológicas, didáticas e cognitivas que oferecem apoio às praxeologias de professores e aprendizes em diferentes instituições, como por exemplo na Educação Inclusiva, o que vem contribuindo para a estruturação de uma didática para o ensino de Ciências e Matemática oferecendo aos professores, ferramentas didáticas para acolher, em suas salas de aulas, todos os estudantes.. | |||
Lynn Rosalina Gama Alves | Ensino de Ciências | Processos de ensino aprendizagem em distintos espaços mediados pelos jogos digitais, séries televisivas, redes sociais, entre outras interfaces da cultura digital | Pesquisas que objetivem investigar a mediação das interfaces comunicacionais nos processos de ensino aprendizagem em distintos ambientes. Dentro desse contexto, investigações relacionadas com as funções executivas e jogos digitais, especialmente com jovens universitários estão totalmente aderente com a perspectiva investigativa. |
Maria Cristina Martins Penido
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Ensino de Ciências
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Ensino de conceitos científicos | Trabalhamos buscando um aprimoramento das questões metodológicas para o ensino de Física nos diversos níveis de ensino. Voltamos à discussão para questões inerentes à experimentação bem como, para as questões de uso da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de física. |
Formação de professores | Nesta linha pretendemos pesquisar a formação inicial e/ou continuada de professores de Física, enfatizando as seguintes questões: estrutura curricular e relações com a prática docente. Aplicação de novas metodologias e técnicas de ensino contemplando as dimensões históricas e filosóficas das ciências. Produção de materiais educacionais através das TIC e como estas são utilizadas no ensino médio. | ||
Maria Fernanda Vásquez | História das Ciências | História e epistemología da medicina, da saúde, da psiquiatria, saúde mental | História conceitual, epistemológica e social da médicina, incluindo as teorias médicas, bacteriologia, micologia, parasitologia, inmunologia, etc, assim como pesquisas sobre historia da saude no contexto latinoamericano, saude mental, historia da psiquiatria, medicalização da vida e da saúde, etc. |
Maria Renilda Nery Barreto | História das Ciências | História e historiografia das ciências; Circulação de conhecimentos e saberes no mundo luso-afro-brasileiro; História das/os intelectuais negras/os | Propõe-se duas vertentes de reflexão/produção historiográfica ancoradas na dimensão da história social, sob perspectiva epistêmica decolonial, entre os séculos XVIII e XIX . A primeira centra-se nas estruturas de produção e circulação das ciências em território atravessado pela experiência da escravidão moderna; a segunda, abrange a trajetória de intelectuais negras e negros, em espaços de produção e institucionalização das ciências. |
Moema de Rezende Vergara | História das Ciências | Território, Ciência e Nação | Estuda as contribuições de diversas ciências para a formação territorial do Brasil. Lembrando que o território brasileiro tinha uma grande parte desconhecida, durante vários períodos da história foi tarefa dos cientistas o conhecimento da natureza e de suas gentes. |
Nei de Freitas Nunes Neto |
Ensino de Ciências Filosofia das Ciências |
Sistemas Agroflorestais e Agroecológicos como recursos didático-pedagógicos | Pesquisas envolvendo o planejamento, a implementação e a manutenção de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e agroecológicos como recursos didático-pedagógico para a educação em ciências e educação ambiental, incluindo a formação de professores de ciências, análise de mobilização das dimensões dos conteúdos, estudos etnográficos, entre outros aspectos. As atividades desta linha de pesquisa podem incluir o uso de Questões Sociocientíficas (QSC), a abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a realização e análise de Ações Sociopolíticas (ASP) ou Socioambientais, entre outros. São acolhidos projetos que contemplem ao menos uma parte de suas atividades na zona rural em contato direto com o planejamento, implantação e manutenção de SAFs. |
Olival Freire Júnior | História das Ciências | História das Ciências | Pesquisas explorando a história das ciências da natureza, particularmente, ao longo dos séculos XIX e XX, e suas implicações educacionais e culturais. |
Rafael Moreira Siqueira
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Ensino de Ciências
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Ensino e Aprendizagem em Ciências em perspectiva histórico-crítica | Contempla trabalhos que possam investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e de seus fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos para os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências |
Currículo, Conhecimento e Formação Docente em perspectiva histórico-crítica | Contempla trabalhos que possam investigar as questões do currículo, das políticas curriculares, do conhecimento, da ciência e da epistemologia, em suas relações com os mais diversos complexos sociais, bem como suas possíveis implicações nas questões do ensino de ciências e, especialmente, da formação docente, na perspectiva histórico-crítica | ||
Rejane Maria Lira da Silva
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Ensino de Ciências
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Educomunicação | Investigação sobre a educação enquanto ação comunicativa, tendo a comunicação como um fenômeno presente em todos os modos de formação do ser humano. |
Educação Científica Intercultural e CTS | Investigação sobre um modelo interdisciplinar que articula diferentes dimensões de caráter conceitual e epistemológico, metodológico e ético aticulado com a perspectiva CTS | ||
Educação Museal | Investigação pautada na educação museal, definida como um quadro teórico e metodológico à serviço da elaboração, da realização e da avaliação das atividades educativas no meio museal, atividades cujo objetivo principal é a aprendizagem de saberes (conhecimento, habilidades e atitudes) pelo visitante. | ||
Museus, Educação, Coleções e História das Ciências | Investigação sobre cultura material (coleções e artefatos) como fonte para a investigação em história da ciência. A utilização de objetos como fonte levanta questões e desafios de ordem metodológica e historiográfica,isso porque não é mais possível ignorar a relevância histórica de instrumentos científicos, espécimes de história natural, herbários e ceras anatômicas que se encontram em museus, escolas da educação básica, observatórios astronômicos, coleções privadas e hospitais. | ||
Ricardo dos Santos Batista |
História das Ciências |
História das Ciências e da Saúde | Estudos sobre história das ciências e da saúde: construção histórica e social da saúde e da doença; história da assistência à saúde; história das poíticas públicas para a saúde; história do desenvolvimento de especialidades médicas e do campo científico; trajetórias de atores sociais na construção do conhecimento científico; circulação do conhecimento científico; relação entre educação e saúde em perspectiva histórica; atuação de agências internacionais no desenvolvimento da saúde e das ciências; História da Saúde Global. |
Rosiléia Oliveira de Almeida
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Ensino de Ciências
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Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia | Investigação do processo de desenvolvimento e aplicação colaborativa de inovações educacionais em salas de aula de Ciências e Biologia e no campo da Educação Ambiental, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem envolvidos. |
Multiculturalismo, História Ambiental, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia | Investigação das relações entre cultura, história e ambiente na construção e desenvolvimento de abordagens metodológicas e estratégias didáticas que promovam a educação científica e ambiental culturalmente sensível. | ||
Saddo Ag Almouloud | Ensino de Ciências | Didática das ciências e Matemática | O foco de minhas pesquisas é analisar tanto do ponto de vista teórico, quanto do prático, questões relativas à complexidade da inserção de ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem da Matemática tanto na Escola Básica, quanto na Universidade. Tento responder, principalmente, às seguintes questões: quais fatores influenciam os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática com a utilização de recursos alternativos como ambientes virtuais? Como os processos de aprendizagem se caracterizam em ambientes tecnológicos? Quais são as alternativas metodológicas para investigarmos os processos de aprendizagem nesses ambientes? Para buscar respostas a estas questões, adotaremos pressupostos da Engenharia Didática de segunda geração e da Pesquisa-Ação como metodologia. Para coleta de dados, recorreremos a entrevistas individuais e observação, além de questionários semiestruturados e registro de produções dos participantes, com objetivo de identificar concepções de professores, dos dois países, a respeito dos conceitos matemáticos envolvidos (geometria, álgebra, combinatório e educação estatística). Paralelamente, buscaremos identificar as concepções discentes, também nos dois países, a respeito dos mesmos objetos matemáticos pesquisados com os professores. A partir de um diagnóstico, definiremos os caminhos para uma proposta e para o desenvolvimento de uma formação continuada para os professores e, a partir dela, pretendemos que estes construam sequências didáticas, as apliquem aos seus alunos e analisem os resultados obtidos. Elaboramos a hipótese de que o uso de ambientes tecnológicos facilita a visualização e a percepção de propriedades as quais com outros recursos poderiam não ser evidenciadas. Buscamos conduzir os professores, em sua formação, inicial ou continuada, à utilização de ambientes virtuais como instrumentos para a construção de conjecturas e para a resolução de problemas que visem à aprendizagem da Matemática. |
Viviane Florentino de Melo | Ensino de Ciências | Análise do discurso, construção de conceitos científicos, autoconceito. | As pesquisas desenvolvidas na linha de análise do discurso incluem argumentação na educação básica e superior; práticas inovadoras no ensino de Química e Física; usos de questões sociocientíficas no processo de ensino e aprendizagem e júris simulados como recurso didático no ensino de Ciências. Quanto à pesquisa acerca da construção de conceitos científicos, adota o referencial Bachelardiano do perfil epistemológico. Investigações sobre autoconceito se baseiam na construção e validação de testes psicométricos para acessar esse traço latente. |
Wagner Teles de Oliveira |
Filosofia das Ciências |
Filosofia das Ciências e Epistemologia Jurídica |
A obra de Wittgenstein é pródiga em explorar as relações entre experiência e lógica, e o faz de diversas formas. Interessa à nossa pesquisa aquela exploração dessas relações que envolve uma concepção de normatividade como instituída ao longo das práticas, de modo a ser impossível a lógica à ação recíproca com fatos e valores. Dentre outras coisas, essa perspectiva abre caminho para uma espécie de conciliação entre lógica e epistemologia que permite uma compreensão peculiar de questões típicas da filosofia das ciências. Uma das mais importantes consequências dessa conciliação é, sem dúvida, uma lógica voltada às práticas de elaboração discursiva, cuja normatividade e sentido têm valor apenas no domínio em que essas mesmas práticas se inscrevem. Na exata medida em que possibilita compreender teorias científicas como modelos de fenômenos particulares aos quais se dirigem, essa perspectiva implica a possibilidade de pensar lógicas respectivas a distintos domínios de conhecimento, como a lógica matemática, a lógica do direito, a lógica da física. As ciências jurídicas constituem um caso privilegiado da conciliação entre lógica e epistemologia, em especial, em virtude de o direito ser compreendido como linguagem. A própria possibilidade de aplicação da lógica ao direito deve enfrentar questões que dizem respeito à relação entre aspectos pragmáticos ínsitos à norma e fatos que nada têm de normativos, mas que fundam normas. Com isso, nosso projeto, que se concentra na obra de Wittgenstein e suas questões, devendo também ser orientado por seu ponto de vista filosófico, volta-se ao âmbito da lógica e da epistemologia, com especial atenção aos efeitos da reflexão gramatical de Wittgenstein nas relações entre teorias e prática, na lógica das ciências, na ideia de racionalidade científica e nas conexões entre a normatividade e a experiência. |
Waldomiro José da Silva Filho | Filosofia das Ciências | Epistemologia | Investigações em Epistemologia Contemporânea, notadamente temas em torno da definição, natureza e valor do conhecimento e da justificação epistêmica. Entre os tópicos centrais encontram-se problemas ao redor da "epistemologia do testemunho" e "epistemologia do desacordo". Uma fonte fundamental encontra-se no Naturalismo Epistemológico e na Epistemologia das Virtudes. São acolhidos projetos em Filosofia das Ciências. |
Wiliiam de Souza Santos | Ensino de Ciências | Ensino da Matemática e Tecnologia Digitais | Processo de ensino e aprendizagem da matemática através de tecnologias digitais, como por exemplo, jogos digitais, softwares, dispositivos móveis, etc. Formação inicial e continuada de professores para uso de tecnologias digitais no ensino da matemática. |